Select Page

Reflexões sobre socialismo e consumismo na Black Friday

O dia de maior incentivo ao consumo chegou e a gente tem que se perguntar como lidar com isso.

Leituras: Herbert Marcuse – O homem unidimensional (https://amzn.to/2zpuyni)
Texto do Bhaskar Sunkara sobre propriedade privada (https://ominhocario.wordpress.com/201…)
David Harvey – A loucura da razão econômica (https://amzn.to/2DTAwB0)
Alberto Acosta – O bem viver (https://www.editoraelefante.com.br/pr…)
Thiago Ávila e Sabrina Fernandes – Construindo uma alternativa de transformação no Brasil e no Mundo (https://subverta.org/2018/11/06/resis…)

Confira mais vídeos da Sabrina aqui.

Os Socialistas Vão Levar os Meus CDs do Calypso?

Trecho do Texto do Bhaskar Sunkara sobre propriedade privada, indicado acima

Socialistas querem um mundo sem Propriedade Privada, não sem Propriedade Pessoal. Você pode guardar seus discos.

“Imagine”, o single icônico de John Lennon lançado em 1971, pede aos ouvintes que visualizem um mundo sem posses, sem ganância ou fome, em que os tesouros da Terra são compartilhados por toda a humanidade. Não é surpreendente que a canção tenha se tornado um hino para gerações de sonhadores, mas ela também captura algo sobre a visão socialista – o poderoso desejo de colocar um fim na miséria e na opressão, e ajudar cada pessoa a atingir o seu potencial mais completo.

Mas o quadro pintado pela canção de Lennon pode ser um pouco preocupante para aqueles de nós que não querem um mundo sem posses pessoais – um tipo de comuna global onde nós somos forçados a vestir braceletes de cânhamo e compartilhar os nossos cds do Calypso.

Felizmente, os socialistas não estão interessados em coletivizar a sua música. Não por que a gente não ame Calypso. Nós simplesmente não queremos um mundo sem Propriedade Pessoal – as coisas feitas para consumo individual. Ao invés disso, socialistas lutam por uma sociedade sem Propriedade Privada – as coisas que dão às pessoas que as possuem poder sobre aquelas que não possuem.

Sobre o autor

Tese Onze

O Tese Onze é um canal focado em debater o senso comum, trazer pontos sobre sociologia e política e acumular bagagem pra transformar o mundo. Não se trata de um canal preparatório de conteúdo educacional, mas de informação e formação política. O conteúdo dos vídeos e a maior parte da produção é todo feito por Sabrina Fernandes, socióloga doutora, professora, militante ecossocialista e feminista. Este site é um republicador do conteúdo do Youtube.

O que achou da publicação?

avatar
1500
  Receber atualizações  
Me notifique