Select Page

Conheça a técnica usada por Bolsonaro para espalhar Fake News (e como podemos vencê-la)

Cada vez tem ficado mais difícil falar de política com qualquer um que já não concorde com a gente.

Mas calma, não entre em pânico. Assista ao vídeo para entender como funciona o firehose – no português, Jato de Mentiras – técnica usada pela campanha do Bolsonaro para tentar manipular a opinião pública.

Técnica usada por Bolsonaro, Trump, Putin, Brexit…

Esse tipo de estratégia de comunicação que tem sido usada por Bolsonaro (e sua campanha) é chamada de firehose ou, no português, Jato de Mentiras (clique aqui para saber mais).

Já percebeu que a maioria das fake news são tão ruins que é até difícil de argumentar? Isso acontece porque o objetivo não é realmente convencer alguém de que o Lula gravou da prisão um vídeo em apoio ao Bolsonaro. A mentira individualmente não importa, o que eles precisam é de uma noticia que espalhe rápido, para serem os primeiros a falar sobre o assunto, e que chame tanta atenção que vai ser compartilhada em todas as redes sociais e vai sair até na imprensa. Com esse Jato de Mentiras, eles conseguem nos colocar na defensiva, desmentindo notícias que não fazem nenhum sentido e sem tempo para falar das nossas próprias ideias.

É esse fluxo de informações mentirosas que deixa as pessoas tão sobrecarregadas e desconfiadas de tudo. É por isso que a gente não consegue mais conversar uns com os outros.

O primeiro passo para enfrentarmos este desafio é reconhecer que não vai ser nada fácil.

O segundo passo é entender que não precisamos apenas criar novas notícias como uma espécie de Jato de Verdades, precisamos também de uma capa de chuva.

As fake news ganham vantagem oferecendo a primeira impressão, porque é muito rápido inventar uma história. Só que isso só dá certo quando o público não sabe nada sobre o assunto. É por isso que a educação é fundamental, se as pessoas já tiverem com informações corretas elas não vão cair em qualquer mentira.

Outra maneira de nos proteger é começarmos a pautar mais o debate público. Já faz muito tempo que a nossa militância tem sido apenas a defesa de direitos conquistados, e com isso perdemos a capacidade de sonhar e de encantar as pessoas.

Também é fundamental explicar quais são os métodos de manipulação, em vez de ficar desmentindo as mentiras uma por uma. Com isso você economiza muito tempo e prepara a pessoa diante de qualquer tipo de fake news futura.

Não se esqueça de curtir e compartilhar este vídeo com os amigos, e de se inscrever no nosso canal.

Se preferir, baixe o vídeo para enviar pelo whatsapp: http://bit.ly/downfirehose

Ainda há muita esperança e muito trabalho a ser feito.

Com muita empatia e paciência conseguiremos reverter esta situação. Até lá!

Sobre o autor

Thiago Vilela

Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), estudei Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal) e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University). Trabalhei como Assessor de Imprensa e Editor de Vídeos na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e hoje sou Assessor de Imprensa na Câmara dos Deputados.

O que achou da publicação?

avatar
1500
  Receber atualizações  
Me notifique