
A verdade sobre Marx
Quem era esse barbudo? O que aconteceu na vida de Marx? Os filhos morreram todos mesmo? Ele fazia o que da vida exatamente? Escreveu algo de importante mesmo ou era só conversa?
Por Sabrina Fernandes, do Canal Tese Onze.
NOSSOS LINKS
Apoia-se: http://apoia.se/teseonze
Facebook: http://facebook.com/teseonze
YouTube: http://youtube.com/teseonze
Twitter: http://twitter.com/safbf
Instagram: http://instagram.com/teseonze
Política de moderação de comentários do canal: https://goo.gl/koGa2V
Igualmente veja mais postagens do canal Tese Onze aqui no OCOMPRIMIDO: https://www.ocomprimido.com/author/teseonze/
As referências citadas no vídeo, e outras, estão no Youtube. Assim, para ter acesso ao conteúdo completo, acesse a página do canal.
Marx: resumo rápido da Wikipedia
Karl Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, mais tarde se tornou apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido. A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior. Publicou vários livros durante sua vida, sendo O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894) os mais proeminentes.
Marx nasceu em uma família de classe média em Tréveris, na Renânia prussiana, e estudou nas universidades de Bonn e Berlim, onde se interessou pelas ideias filosóficas dos jovens hegelianos. Depois dos estudos, escreveu para o Rheinische Zeitung, um jornal radical publicado em Colônia, e começou a trabalhar na teoria da concepção materialista da história.
Em 1843, mudou-se para Paris, onde começou a escrever para outros jornais radicais e conheceu Friedrich Engels, que se tornaria seu amigo de longa data e colaborador. Em 1849, foi exilado e se mudou para Londres junto com sua esposa e filhos, onde continuou a escrever e formular suas teorias sobre a atividade econômica e social. Também fez campanha para o socialismo e tornou-se uma figura significativa na Associação Internacional dos Trabalhadores.