Selecione a página

A onda pela militarização das escolas

Direto do canal Cifra Oculta no Youtube, trago uma discussão excelente sobre o processo de militarização das escolas públicas que tem ocorrido no DF – mas que é um projeto nacional do Bolsonaro. O papo foi entre o dep. Fábio Felix e o Samuel Silva Borges, criador do canal. A filmagem e edição do vídeo foi deste que vos fala. Aproveitem!

Descrição do vídeo sobre a militarização

Fui recebido no Gabinete 24 do Deputado Distrital Fábio Félix para trazermos umas discussões importantes para os nossos canais. Nesse aqui, o tema foi militarização das escolas, sobretudo no contexto da política local do DF. Falamos sobre a forma autoritária de imposição dessa política, sobre a força dessa proposta dentro de vários núcleos familiares que sofrem com medo e insegurança da violência nas escolas, comentamos sobre os riscos de censura e perseguição à professores no viés do Escola Sem Partido, falamos da posição incômoda em que fica a PM ao ser instrumentalizada pelo governador, além de várias questões da política local do DF em comparação com o nacional, a direita tradicional daqui frente ao PSL e ao NOVO, alem do esforço hercúleo de um deputado do PSOL de realizar enfrenamentos necessários nessa conjuntura tão difícil.

Por fim, debatemos também saídas pra esquerda, num viés de ampliação democrática, de uma pedagogia da autonomia vencendo a pedagogia da repressão. Para o dele, debatemos a pauta da criminalização da LGBTfobia, tendo em conta as críticas do movimento antipunitivo e a importância de proteger grupos de violência opressora. Este último vai ao ar no canal dele provavelmente dentro de 10 dias. Quando sair aviso aqui e nas minhas diversas redes (aguardemmm).

Leia também: A história da educação no Brasil

Propaganda

Sobre o autor

Thiago Vilela

Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), estudei Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal) e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University). Trabalhei como Assessor de Imprensa e Editor de Vídeos na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e hoje sou Assessor de Imprensa na Câmara dos Deputados.

O que achou da publicação?

avatar
1500
  Receber atualizações  
Me notifique