Para quem ainda não conhece, este é o sexto episódio do #DesafioZelda, em que estou jogando toda a franquia seguindo a ordem cronológica dos jogos. Se você não está acompanhando, comece do episódio 1 clicando aqui.

Kd o Ocarina of Time??

Sim, o episódio de hoje deveria ser sobre o Ocarina of Time, jogo que se passa logo depois de Four Swords. E inclusive eu já comecei a jogá-lo, no momento estou preso na barriga de uma “baleia”. Acontece que essa semana acabei comprando Pokémon Ultra Moon, e confesso que quero jogá-lo logo. Jogar no “hype”, no lançamento, é legal porque tá todo mundo falando sobre isso, você consegue trocar Pokémons mais facilmente etc.

Outra coisa é que, mesmo sem Pokémon, seria difícil conseguir terminar Ocarina of Time no tempo previsto. Tinha mesmo que pensar num jeito de enrolar, digo, entreter vocês por dois ou três posts. ENTÃO, como não podia deixar vocês sem conteúdo, decidi falar sobre sites que permitem emular jogos online! Isso mesmo! Emuladores direto no seu navegador.

RETROGAMES.CC

O retrogames.cc é talvez o melhor destes sites de emuladores. Além de contar com uma biblioteca da Nintendo que vai do NES ao N64, também tem os consoles da SEGA e inúmeros Arcades. Outra vantagem é que o site não usa Flash, o que significa que funciona no celular/tablet. Claro, se for pra fazer isso é melhor baixar um emulador, mas sempre é bom ter alternativa.

Ele possui a opção de SAVE GAME (salvar) e LOAD GAME (carregar), basta criar uma conta gratuita no site. Dá pra colocar o jogo em tela cheia até no celular (o que ficou ótimo, confere só). A biblioteca de jogos é bem grande, contando, por exemplo, com quase todos os jogos da franquia Zelda. Se você não sabe ou não pode instalar emuladores no seu computador, é uma boa opção. Também é legal para jogar no trabalho ou em outro lugar em que é proibido instalar softwares.

EMULATOR ONLINE

O EmulatorOnline é outra boa opção. Por usar emuladores baseados em Flash (à exceção do emulador de Master System, que é em Javascript), há vantagens e desvantagens em relação ao Retrogames. Uma das desvantagens é não ter opção de tela cheia. O Flash também não é compatível com qualquer navegador, e não vai funcionar no seu celular. Dentre as vantagens, o arquivo .sav (quando salva o jogo) é compatível com vários emuladores e dá pra usar um controle externo (confesso que não testei com o Retrogames, talvez também seja compatível).

O site possui menos emuladores e menos jogos do que o Retrogames, mas é porque a proposta é outra. A ideia dos criadores do site, que se auto intitulam como “retro gamers”, é apresentar uma curadoria com os melhores jogos que marcaram as suas vidas. Não necessariamente são jogos famosos e conhecidos, muito pelo contrário, tem muitas opções interessantes e que nunca tinha ouvido falar.

THAT’S ALL, FOLKS

Se você buscar no google termos como “emulation online” irá encontrar milhares de sites. Só que esses dois são, na minha opinião, os melhores em cada categoria. Um usa Flash e o outro Javascript. Em ambos dá pra salvar e carregar o save do jogo. Ambos funcionam bem, nunca tive problemas.

Você usa algum outro site? Deixe sua sugestão nos comentários! E voltamos em breve, na próxima semana ou em 15 dias, veremos. Até lá!