Para quem chegou e já sentou na janela, este é o quarto episódio do #DesafioZelda, em que estou jogando toda a franquia seguindo a ordem cronológica dos jogos. Se você perdeu o episódio 1, clique aqui. Segundo episódio, clique aqui. Terceiro episódio, aqui.

The Legend of Zelda: Four Swords

Se você gostou de Minish Cap, vai amar Four Swords. E por um motivo simples, a verdade é que o Minish Cap foi lançado depois, e re-utilizou os gráficos de Four Swords. A jogabilidade também é parecida.

Agora, esse não é um jogo fácil de conseguir jogar. Acontece que, quando lançado para GBA, em 2002, ele era multiplayer. Só multiplayer. De 2 a 4 jogadores, pelo que entendi. Ainda que você tenha um GBA, não tem opção para jogar sozinho. Perdi um tempinho tentando entender o que estava acontecendo quando coloquei nos emuladores.

A Nintendo só relançou o jogo com opção single-player em 2011, para Nintendo DSi e para 3DS, o “The Legend of Zelda: Four Swords Anniversary Edition”. O jogo foi distribuído gratuitamente na DSi Shop e na eShop. Em 2014 o jogo foi relançado de novo, só para 3DS, e eu baixei. Não se enganem, foi pura sorte. Na época nem sabia da importância dele nem tinha jogado até hoje.

Game over?

Pra mim, então, tá tranquilo, tá favorável. Eu tenho o jogo no 3DS, e baixei de graça. Só que, como a ideia é que todos tenham acesso, precisava descobrir como você pode jogar. E aí que surgiu o problema. Por incrível que pareça, não existe uma opção fácil de jogar Four Swords.

Encontrei alguns links e tutoriais pouco confiáveis de como baixar a edição de aniversário e converter para jogar no seu DS ou emulador. Também existem algumas roms para 3DS, mas o portátil tem que ser desbloqueado de uma maneira específica, senão pode estragá-lo.

A única maneira de jogar, até agora, é usando um emulador de GBA que permite o multiplayer. Assim você pode jogar a ROM original de “A Link to the Past”. Só que não tive tempo de testar e pesquisar essa opção, e aparentemente ela só existe para PC (Windows). Outra questão é se vai funcionar legal, ou se você vai ter que controlar todos os personagens para avançar nas fases. Mas não tive tempo para testar todas essas opções. Sendo assim, peço o prazo de mais uma semana para fazer uma postagem mais completa. Se vocês souberem de alguma outra opção, por favor, deixem um comentário.

Até logo!

PS:

Outra confusão que percebi, quando fui procurar o jogo, é que outro game com tem quase o mesmo nome. É o The Legend of Zelda: Four Swords Adventures, lançado para Nintendo GameCube. Four Swords foi usado como base, mas é um jogo completamente diferente. Não sei se falaremos dele ao longo da série, mas no momento não. O que vale aqui é o Four Swords para GBA/DSi/3DS.