Na semana passada a página “Quebrando o Tabu”, do Facebook, compartilhou um vídeo emocionante. Se trata de um experimento realizado por um canal de televisão, onde uma criança aparece na escola com dois pais. A ideia era acompanhar a reação das amigas, mas uma se destacou na defesa da companheira.

Confira o vídeo:

Pesquisando na internet descobri que a peça foi produzida pelo programa de televisão “Gente Maravillosa”, do Canal Sur Televisión, de Andalucía. Eles também possuem canal no Youtube, confira aqui.

Tenho minhas dúvidas se é legal para as crianças participar de um experimento como esse. Não pela experiência em si, mas pela exposição na imprensa. Se por um lado a menina que agiu em defesa da amiga se saiu muito bem, as demais podem ser perseguidas na rua ou algo parecido. Se não houver um acompanhamento psicológico e social, ao invés de um aprendizado o evento pode piorar ainda mais o comportamento delas.

Dois pais

Crianças com dois pais ou duas mães, com filhos adotados ou biológicos, são cada vez mais comuns. No Brasil, não há dados sobre o número de casais homossexuais com filhos, mas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 60 mil casais homoafetivos no País no Censo de 2010. Mais recentemente, foram descobertos outros dados muito interessantes que mostram a força cada vez maior dessas famílias. Saiba mais sobre estes dados aqui.