Select Page

Comunismo para iniciantes

Comunismo para iniciantes? Sim! Vocês pediram e eu voltei com indicações de leitura pra se iniciar nos textos comunistas!

Lista com as indicações:

Os ABCs do socialismo, editado por Bhaskar Sunkara (o site Minhocário disponibilizou o livro gratuitamente em formato de artigos)

Crítica do programa de Gotha, Karl Marx (disponível gratuitamente no site do PCB)

Afinidades revolucionárias, Olivier Besancenot e Michael Löwy (à venda na Livraria Cultura)

A hipótese comunista, Alain Badiou (livro digital à venda na Livraria Cultura por 16 reais / e livros digital e físico na Amazon brasileira)

17 contradições e o fim do capitalismo, David Harvey (à venda na Livraria Cultura / e na Amazon brasileira)

Alexandra Kollontai (achei em inglês aqui / e gratuitamente em português “O amor e a nova moral“)

Reforma ou Revolução, da Rosa Luxemburgo (disponível gratuitamente)

Bônus:

O capital em quadrinhos, HQ sensacional produzida na década de 80 (e disponível gratuitamente aqui)

Definição de comunismo da Wikipedia:

Comunismo (do latim communis – comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.[1][2][3]

Um dos seus principais mentores filosóficos, Karl Marx, postulou que o comunismo seria a fase final do desenvolvimento da sociedade humana e que isso seria alcançado através de uma revolução proletária, isto é, uma revolução encabeçada pelos trabalhadores das cidades e do campo. O “comunismo puro“, no sentido marxista, refere-se a uma sociedade sem classes (sociedade regulada), sem Estado (ácrata ou apátrida) e livre de quaisquer tipos de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente e permitindo dessa maneira que cada membro da sociedade organizada possa participar do processo, tanto na esfera política e econômica da vida pública e/ou privada.

Sobre o autor

Tese Onze

O Tese Onze é um canal focado em debater o senso comum, trazer pontos sobre sociologia e política e acumular bagagem pra transformar o mundo. Não se trata de um canal preparatório de conteúdo educacional, mas de informação e formação política. O conteúdo dos vídeos e a maior parte da produção é todo feito por Sabrina Fernandes, socióloga doutora, professora, militante ecossocialista e feminista. Este site é um republicador do conteúdo do Youtube.

O que achou da publicação?

avatar
1500
  Receber atualizações  
Me notifique