#PortugaDiário foi uma série que escrevi de 2011 a 2012, durante meu intercâmbio na Universidade do Porto. Viajei por toda a Europa e contei um pouquinho disso no blog. Como o antigo site foi perdido, estou republicando a série, semanalmente, assim como a original. Acompanhe e envie para seus amigos interessados em viajar pelo mundo!

Oepisódio de hoje é bem triste, porque na verdade não há episódio. Sim, quem fala é o Thiago de 2018, e meu eu do passado provavelmente deverá ficar decepcionado quando ler isto. Vasculhei a internet inteira, mas há vários capítulos desta saga que simplesmente foram perdidos.

O que aconteceu é que meu antigo blog saiu do ar em determinado momento, por falta de pagamento do servidor, e à época eu perdi praticamente todo o conteúdo. Consegui recuperar boa parte com o Wayback Machine, mas do capítulo 6 ao 19 tenho apenas alguns trechos.

Poderia tentar reescrever, mas acho que perde o sentido original. Deixo este conteúdo aqui, online, como um documento, memória. Se alguém encontrar mais detalhes destas postagens, por favor, entre em contato. Segue abaixo o pouco que tenho destas lembranças:

#19: Dia 20 e Cumpleaños Feliz!

Campanhã, Porto. Indo para a Ribeira!

Assunto é o que não falta hoje. No dia 20 de setembro de 1835 iniciou-se a rebelião mais longa do período regencial, que ensangüentou o sul do Brasil. Sim, estou falando da Revolução Farroupilha! É até feriado no Rio Grande do Sul. Ainda no mesmo dia, em 1276 houve a eleição do Papa João XXI, único Papa Português da História. Ou poderíamos ainda conversar sobre aquele 20 de setembro de 331 a.C., quando Alexandre, o Grande, iniciou sua travessia ao Rio Tigre para enfrentar o Império Persa.

O problema é que o fato que predomina na minha mente todos os anos neste dia, afinal de contas, é um acontecimento banal acontecido há exatos 21 anos atrás: meu nascimento.

 

#18: Telemóvel ou celular?

Olá pessoal!

Bom, como eu prometi no facebook, irei dedicar esse post à questão da telefonia móvel pré-paga aqui em Portugal.

ATUALIZADO: Ignorem o próximo parágrafo. Agora a UP oferece o Plano TAG, da Optimus, aos seus estudantes Erasmus. Não há mensalidade obrigatória e você pode falar gratuitamente com outros TAGs. Me parece um plano bem interessante.

No dia da matrícula na Universidade do Porto, e acredito que este ano não vá ser diferente, vocês recebem um chip da operadora TMN. Com o plano MOCHE, que requer o pagamento de uma taxa fixa mensal, você poderá falar gratuitamente e enviar SMS para outros usuários MOCHE.

Acontece que o barato pode sair caro não é? Principalmente porque o preço dessa mensalidade tá subindo e subindo cada vez mais. Para vocês terem uma ideia, em fevereiro eu paguei apenas 5 EUROS pela mensalidade. Em março já era 7,5 euros e agora tá 12,5. Como pegar um plano desses?

Assim, aproveitando eu ter perdido o meu celular, quer dizer, aproveitando que vocês estão vindo para cá e fica difícil ter esse conhecimento prévio, irei falar um pouco de todas as principais operadoras e dos preços que elas estão praticando. Vocês vão ver que, pelo menos para os viciados em internet que nem eu, o telefone acaba nem sendo tão útil assim, você só se comunica por SMS ou facebook. Aqui em Porto é tudo muito perto e dá para programar muito bem o seu horário com o transporte público. Celular é mais para emergências.

 

#17: De malas prontas?

Olá pessoal, como vão? Ainda tem muita coisa pra contar do mochilão pelo Leste Europeu – não contei quase nada, é verdade – mas hoje venho aqui fazer uma coisa mais importante. Vou esclarecer algumas dúvidas para o pessoal que está vindo estudar na Europa, especialmente aqui no Porto. As aulas começam em exatamente um mês, e acredito que as…

 

#16: Morto não dá lucro

Se tivéssemos vencido, seríamos os heróis. Como perdemos, seremos julgados pelos nossos atos”. A frase pode não ter sida dita por Hitler poucos minutos antes de seu suicídio, mas certamente teria feito todo o sentido. Aliás, se relaciona muito bem com os últimos acontecimentos do III Reich. Hoje visitei o campo de concentração de Sachsenhausen, nos…

 

#15: Vlogando em Karlsruhe! #euroQUEST

Olá pessoal! Bem, como diria uma menininha que fez sucesso esses dias no youtube, hoje decidi fazer algo diferente. Fiz um VLOG para mostrar a vocês um pouco da minha aventura pelo Leste Europeu. A Tag se chama #euroQUEST, e tentarei atualizar a cada três ou quatro dias. Decidi por esse formato por dois motivos bem simples: não tenho muito tempo para escrever…

 

#14: Olá pessoal!

Well, um pouco mais de dois meses depois do último post, estou aqui de volta! Viagem, trabalho, estudos, provas, confusões. Não fiz pouca coisa nesse tempo todo. Vou focar minhas atenções na viagem para Marrocos e na minha próxima aventura, um mochilão pelo Leste Europeu. África. Saara. Deserto. Caméeeelo! (Caraméeelo! hahaha) Sem…

 

#13: A queima está para começar!

Olá pessoal! Pensaram que eu já tinha esquecido daqui né? Bom, nesse meio tempo muita coisa aconteceu, mas Madrid e Lisboa terão de esperar pelo próximo post. Agora irei falar da Queima das Fitas! Com raízes que remontam a 1920, a Queima das Fitas é uma festa tradicional na cidade do Porto. Atualmente conta com inúmeras atividades, desde a Serenata, Cortejo,..

 

#12: Por que vir para Portugal?

Olá amigos e amigas! Bem, dentro de poucos dias começam as inscrições para intercâmbio pela Universidade de Brasília. Tenho recebido perguntas de várias pessoas sobre como é o Porto, como é o intercâmbio, se vale a pena, se é caro etc. O #PortugaDiario foi idealizado exatamente para servir de ponte com vocês, que ainda não participaram de uma…

 

#11: mas quem será o pai da criança?

Olá pessoal! Já estou há mais de duas semanas sem aparecer por aqui, eu sei eu sei, mas é por váaarios bons motivos, não se preocupem =D Bom, pra recomeçar nada melhor do que relembrar um pouco do Carnaval em Ovar. E é no ritmo dessa magnífica (cof cof) música portuguesa (acima) que terminaram as festividades lusitanas! A música é ridícula hahaha mas..

 

#10: Protesto! Geração à rasca!

Olá pessoal! Eu sei que ainda estou devendo a vocês um relato do Carnaval aqui no Porto, mas essa semana teve uma manifestação gigantesca aqui no país e não poderia deixar de comentar. Para comemorar o décimo #portugadiário nada melhor do que um assunto sério, não acham? =] Portugal está passando por muitas dificuldades com a crise econômica,..

 

#9: Conhecendo a cidade

Olá pessoal! Estou há algum tempo sem novidades, não é verdade? Vamos colocar a conversa em dia. Esses últimos dias foram agitados. Todas as aulas já começaram, e com elas todas aquelas coisas que costumam vir a reboque: trabalho de casa, leituras obrigatórias, acordar cedo, se organizar etc. Mas também vieram mais…

 

#8: PortugaDiário #8: uma semana de aprendizado

Não leu o último episódio? Clique aqui. Espanhol, Ateliê de Multimedia, Psicossociologia da Comunicação, Públicos e Audiências e Processos de Exclusão Social. Cinco disciplinas que movimentaram o meu cotidiano. Ser calouro não é fácil – ainda mais no exterior. Como todo primeiro dia de aula, foi extremamente confuso. Não tive aula no período da…

 

#7: PortugaDiário #7: uma noite na cidade!

Não leu o último episódio? Clique aqui. Final de semana agitado.Vou pular até a parte divertida porque virão momentos tensos pela frente, preparem-se. #Piolho #again Hoje chegamos um pouco mais tarde no Piolho (nada de cometer o mesmo erro duas vezes!). O ambiente ainda estava calmo, e havia gente de  todos os lugares. A luz amarelada e as poesias escritas na…

 

#6: goza o presente!

Esses últimos dias foram bem corridos, então, como diria meu amiguinho Jack, vamos por partes! Ah sim, e desde já aviso que o #PortugaDiario, agora que começaram as aulas, passará a ter uma periodicidade semanal (com alguns adicionais de vez em quando, claro!). Levantei bem cedo. Reunião na reitoria. O encontro é só…