
#DiárioDeViagem: O que fazer em Pirenópolis?

Rapidamente o local tornou-se um acampamento de garimpeiros. O nome Pirenópolis foi dado apenas em 1890 e é uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A serra, por sua vez, teve seu nome tirado da cadeia de montanhas que separa a França da Espanha.
Conheça mais a história da cidade: clique aqui.
ARTE E TRADIÇÃO
Mas vamos voltar a 2017. Eu e minha namorada estivemos em Pirenópolis no último final de semana e queremos relatar um pouco dessa viagem maravilhosa!
Nestes quase 300 anos a cidade cresceu muito, mas manteve uma cultura rica e tradições do passado que se mantém até os dias de hoje. Andar pelas ruas do centro, como bem definiu Elizabeth, é “estar numa novela de época”.
As ruas são todas de paralelepípedo, os prédios são antigos e o estilo das construções é clássico. Museus, cafés e o cine-teatro encantam nossos olhos e surpreendem pela simplicidade e beleza.
Lista de museus da Cidade: aqui.
A cidade possui festas folclóricas tradicionais, como a do Divino e as Cavalhadas. Como não participei de nenhuma festividade desse tipo, prefiro não entrar nesse assunto. Se você quiser saber mais pode conferir no site oficial da cidade.
Como a economia da cidade hoje é baseada no turismo e artesanato, o que não faltam são lojas com lembrancinhas lindas e muitos produtos criativos.

GASTRONOMIA
Outro ponto forte da cidade são os restaurantes. Destaque para a Pizzaria do Alemão, atração imperdível à noite (vá todos os dias, sem medo!). Infelizmente há pouquíssimos estabelecimentos veganos, mas em todos os lugares que conheci os comerciantes foram muito atenciosos. Sempre consegui me alimentar muito bem. Lugares do tipo “pague X e coma à vontade” é uma tradição do Estado, e com conversa você consegue até um desconto por não comer carne. Quem disse que ser vegetariano é caro?
Imperdível também conhecer a “Maria Doceu” que, apesar do nome, tem mais opções salgadas (almoço e lanches) do que doces.
ESPORTES RADICAIS
Pra quem gosta de aventuras mais radicais, Pirenópolis também é o cenário ideal Tem passeios de balão, tirolesa, paratrike, asa delta, salto de páraquedas – dentre outros.
Fomos pra cidade com passeio comprado para o chamado “Piritrike”. É uma mistura de carro com asa delta em que você sobrevoa a cidade inteira por cerca de 15 minutos. A agência escolhida foi a Zero Oeste Aventura, do amigo Nil. Infelizmente o tempo nesse final de semana estava muito ruim, e não conseguimos levantar voo. Confiram um pouco do passeio no vídeo abaixo:
NATUREZA
E por último mas não menos importante, a cidade é o lugar ideal para os amantes da natureza. São dezenas de cachoeiras e trilhas maravilhosas para todo tipo de aventureiro, dos iniciantes aos mais experientes.
Como tivemos pouco tempo de viagem, montamos um roteiro com apenas dois lugares, mas deu para conhecer um total de 10 cachoeiras. É um passeio rápido que vale muito a pena para quem não tem tempo!
No primeiro dia, como havia a expectativa de voar pela manhã, escolhemos um local mais próximo da cidade. Como não rolou o voo, acabamos indo mais cedo e foi melhor ainda. As Cachoeiras de Lázaro e Santa Maria fazem parte de um mesmo complexo, ou seja, paga só uma entrada e visita as duas. A entrada custa 35 reais. O destino fica próximo da cidade (11 km), as trilhas para as cachoeiras são todas pavimentadas e o local possui banheiro e lanchonete. É um passeio ideal para iniciantes ou para quem quer levar crianças e/ou idosos.
No segundo dia, a ideia foi fazer uma aventura de dia inteiro e visitar o maior número de cachoeiras. Por isso escolhemos conhecer as Cachoeiras dos Dragões. O local é mais afastado (40 km de Pirenópolis, boa parte em estrada de terra) e fica dentro de uma área que também abriga o Mosteiro Zen Eisho-ji. É um passeio único, em que você conhece um total de 8 cachoeiras. O ingresso custa 40 reais, e pode ser comprado em dinheiro no local.
PIRENÓPOLIS VALE A PENA?
Sim!

Precisando de ajuda para planejar sua próxima viagem?
Confira abaixo nossa seleção com os melhores sites que utilizamos para criar nossos roteiros. Além de conhecer novas ferramentas, usando estes links você pode ganhar descontos e ainda ajuda a financiar o nosso trabalho.
No Booking.com você pesquisa entre milhares de hotéis e pousadas para reservar sua hospedagem com o melhor preço. Usando nosso link você ganha R$50,00 de volta na primeira estadia.
No AirBnB você aluga o quarto ou a casa de uma pessoa, que é mais barato do que ficar em hotel. Usando o nosso link você ganha desconto de até R$130,00 na primeira viagem.
A SegurosPromo busca por ofertas de Seguro Viagem nas principais seguradoras do país. O cupom OCOMPRIMIDO5 garante ainda mais 5% de desconto na hora de fechar a compra.
A Skyscanner pesquisa centenas de linhas aéreas e agências de viagens para você encontrar os voos, hotéis e aluguel de carros mais baratos, sem cobrar nenhuma taxa. Vale a pena.