Procura uma cachoeira para passar o dia tranquilo e com toda a família? Veio no lugar certo. A Reserva Ecológica Vargem Grande (Pirenópolis-GO), conhecida por abrigar as cachoeiras de Santa Maria e do Lázaro, é talvez o melhor destino para idosos, crianças ou pessoas com dificuldades de locomoção. O local é aberto para visitação de segunda a segunda, das 9h às 17h (visitantes podem entrar até 16h).

Visite a página oficial da Reserva: clique aqui.

Visitei as cachoeiras no mês de junho, clima de inverno no Goiás, mas consegui aproveitar muito. É um passeio que com certeza recomendo. Veja abaixo a avaliação completa!

LOCALIZAÇÃO

O acesso à reserva é feito pela estrada dos Pireneus, a 11 km da cidade de Pirenópolis, com 7 km de estrada de chão. É uma das reservas mais próximas da cidade. No geral isso é um ponto positivo, mas, caso você procure um local mais isolado e com poucos turistas este não é o lugar: a proximidade com a cidade e a facilidade de acesso às cachoeiras (mas detalhes abaixo) transformaram o local num passeio popular. Quanto à estrada de terra, em junho ela estava excelente.

FACILIDADE DE ACESSO À CACHOEIRA

Depois de deixar o carro no estacionamento, todo o caminho até as cachoeiras é pavimentado. A Cachoeira Santa Maria fica a apenas 500 metros de caminhada, sem subidas. É talvez a mais apropriada de Pirenópolis para idosos, crianças ou pessoas com dificuldade de caminhar. Já a do Lázaro fica a 1.300 metros de caminhada com subida, mas o caminho também é pavimentado.

ESTRUTURA FÍSICA

Na alta temporada, o espaço possui duas lanchonetes, banheiros e estacionamento com segurança. Aos finais de semana, possui salva-vidas e artesanato. Como fui no inverno, apenas uma lanchonete estava aberta, mas no geral a estrutura é muito boa.

A imagem mostra uma mulher descendo a trilha em direção à cachoeira, que aparece ao fundo

PREÇO

Até o momento de fechamento deste texto o ingresso custava R$35,00 por pessoa. O ingresso pode ser comprado na própria entrada da propriedade, com dinheiro ou cartão de débito, e em agências na cidade. Como o preço inclui as duas cachoeiras, é um ótimo custo-benefício.

AMBIENTE

O lugar é lindo, e a cachoeira de Santa Maria tem um ambiente único, com direito a praia e areia, ideal para crianças e idosos. A água é gelada, mas praticamente qualquer cachoeira da região tem essa mesma característica. A cachoeira de Lázaro é ainda mais bonita, mas se ela estiver muito cheia de gente e você não quiser ficar na água pode ter um pouco dificuldade, já que o espaço tem muitas pedras. Comparada com as demais da região, entretanto, ambas são muito confortáveis.

O maior problema do ambiente, pela proximidade à cidade, preço e facilidade de acesso, é a invasão de turistas. Mesmo na época em que eu a visitei (inverno e baixa temporada) ela tinha muita gente e nada menos que três noivas fazendo ensaio fotográfico ao mesmo tempo na cachoeira de Santa Maria. Para quem não gosta de companhia humana, definitivamente não é a mais aconselhada. Se você gosta de chegar cedo e/ou não se importa com isso, vale a visita!

Foto da Cachoeira de Santa Maria

Conheça também as Cachoeiras dos Dragões: clique aqui.