Uma das coisas que acho muito difícil de encontrar é um bom fone de ouvido. Não que precise ser caro ou super tecnológico, mas é aquele tipo de acessório que tem de “encaixar” bem. Você tem que pesquisar, preferencialmente experimentar o dispositivo e muitas vezes comprar e se arrepender depois. Talvez eu que seja chato, mas sempre tive apenas um fone que carregava pra toda parte. Quando este fone deu problema, não existia mais o mesmo modelo pra eu comprar igual. Fui na loja da Sony, fui em lojas de departamentos e nada. Continuei pesquisando e acabei comprando um JBL, muito parecido com o original (que era da Sony).

O fato é que nas últimas semanas notei que estava precisando também de um fone bluetooth. Tanto para usar no trabalho quanto para executar algumas tarefas domésticas (cozinhar, arrumar a casa etc). Não gosto de ter dispositivos “iguais”, como seria o caso (dois fones de ouvido, um “normal” e um bluetooth), então comecei a buscar algo diferente.

O resultado? Confesso que estava quase desistindo. A primeira “linha” de fones que encontrei é a “esportista”, que no geral eu acho péssima. É bluetooth mas tem fio, e possuem formatos estranhos. Tem a nova geração super tecnológica, como os já famosos Airpods, mas que custam quase o valor do meu celular. É sério, um Airpod custa 1.300, paguei 1.600 no meu Xperia X. Fora aqueles com um fone só, voltados para gente que gosta de falar no telefone e parecer que tá falando sozinho (acho terrível isso haha). Enfim, nenhum deles batia com o que eu precisava e imaginava. Foi quando encontrei o Xiaomi Bluetooth Audio Receiver (e a linha SBH da Sony, mas falarei dela depois).

PRATICIDADE

O Xiaomi Bluetooth Audio Receiver basicamente transforma qualquer fone de ouvido que você já tem em bluetooth. Simples assim! Primeiro você conecta via bluetooth o celular/computador/tablet no receiver. E aí é só conectar qualquer fone de ouvido no aparelhinho. Pronto. Quando der play na música, o som vai sair no seu fone.

Resolveu meu problema de não ter que comprar outro fone (vou usar o que eu já tenho). E o interessante é que dá para conectar dois dispositivos ao mesmo tempo. Digamos que eu estivesse usando um fone comum, vendo um vídeo no Youtube no computador e quisesse ir preparar algo pra comer na cozinha. Teria que parar o vídeo, tirar o fone do computador, conectar ele no celular e só aí procurar o vídeo no celular para continuar a assistí-lo. Agora é só pegar o celular, dar play no vídeo e automaticamente o áudio do celular substitui o do computador. Simples assim.

Outra coisa interessante é que também dá pra ligar o receiver numa caixa de som. Em outras palavras, vira uma espécie de chromecast para áudio, só que melhor que o original do Google, porque não precisa de fonte de alimentação e é muito mais barato. E o conector p2-p2 já vem na caixa. Se você tem, então, aquele som velho (ou seria vintage?) da época do seu avô, e ele tem entrada p2, provavelmente dá para trazê-lo ao século XXI com grande estilo.

PROBLEMAS

A única coisa que achei estranha, e talvez seja por usar Mac, é que eu tenho que conectar primeiro o computador e depois o celular. Se eu conecto o Xiaomi primeiro no celular, o macbook não reconhece mais o fone. Vou fazer mais testes e posto aqui os resultados (android + windows, iphone + macbook etc). O importante é que, sim, conecta ao mesmo tempo com duas fontes.

A imagem mostra uma mulher descendo a trilha em direção à cachoeira, que aparece ao fundo
A imagem mostra uma mulher descendo a trilha em direção à cachoeira, que aparece ao fundo

ESPECIFICAÇÕES

O Xiaomi Bluetooth Audio Receiver possui um clip muito prático, que dá pra prender na roupa (foto) ou em outros aparelhos. Como pesa apenas 10g, você praticamente não percebe que está grudado no seu corpo.

O bluetooth vem na versão 4.2 (HFP/HSP/A2DP/AVRCP) e permite, como já falei, conectar até dois dispositivos ao mesmo tempo, com um alcance de mais ou menos 10 metros. Aqui no meu apartamento, por exemplo, consegui conectar no computador e usar na casa inteira, com um pouco de interferência só na área de serviço (que fica três paredes do meu quarto). A bateria demora de 1h a 1h30 para carregar (não vem cabo na caixa, mas é só usar qualquer cabo micro usb e carregar no computador) e dura até 4h ouvindo música/vídeos.

PREÇO

Eu comprei na Gearbest (clique para conferir) e paguei 17,99 dólares + 5,88 dólares de taxa de envio, num total de 23,87 dólares, que foram convertidos em 76,25 reais. Sempre tem promoção no site, e você pode comprar sem pagar taxa de envio, então dá para sair ainda mais barato.

VALE A PENA?

Analisando o mercado, o Xiaomi Bluetooth Audio Receiver é muito competitivo. Um SBH20 da Sony (que eu citei lá em cima), por exemplo, não sai por menos de 300 reais e faz “a mesma coisa”. Claro, a linha SBH possui NFC, bateria mais robusta e botões de volume, mas será que vale pagar 4x mais? E olha que eu sou praticamente um fanboy da Sony (tenho câmera, celular, fone). Pra mim, analisando o cuso/benefício, o gadget da Xiaomi definitivamente vale a pena!

 

BÔNUS: DICAS DE USO

O Xiaomi Bluetooth Audio Receiver só possui um botão, mas isso não significa que você irá precisar do celular para controlar o que você está escutando. O estranho é que li e vi muitas reviews do aparelho, e praticamente nenhuma delas explicava como controlar da maneira correta. Parece realmente que alguns deles nem usaram o dispositivo. Por sorte, acabei aprendendo rapidamente as principais funções (se você encontrar alguma outra, por favor, avise!).

A primeira é mais simples e geralmente as pessoas comentam nos reviews: um toque simples para pausar/dar play na música/vídeo. Eu testei e isso funciona em aplicativos como Youtube, Spotify e player de vídeo nativo, tanto no Android e no iOS.

A segunda função é clicar duas vezes no botão, rapidamente. Isso faz com que você passe para a próxima música. Se for um vídeo, nem sempre funciona, depende do app.

A terceira função é clicar três vezes no botão, rapidamente. Ele reinicia a música/vídeo.

Por fim, pressione por algum tempo para desligar o aparelho.

 

COMO COMPRAR NA GEARBEST

Em breve farei um tutorial com algumas dicas de como comprar na Gearbest. Sabia que mudando o idioma da página, por exemplo, pode alterar o preço do produto? Mas só se esta publicação tiver muitos comentários. Então, se você quer ver estas e outras dicas aqui, deixe sua mensagem abaixo!