Selecione a página

“S” de solidariedade

Mais um termo pro nosso glossário, desta vez explicando a forma como empregamos o conceito de solidariedade por aqui.

“S” de solidariedade

“Trata-se de superar a contradição das relações oprimido-opressor; uma tarefa que Paulo Freire argumenta que deve ser realizada pelos oprimidos. Ele escreve: ‘Para que esta luta tenha um significado, os oprimidos não devem, na tentativa de recuperar a sua humanidade (que é uma forma de criá-la), tornarem-se por sua vez opressores dos opressores, mas sim restauradores da humanidade de ambos.

Essa, então, é a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos: libertarem a si e aos seus opressores’ (FREIRE, 1970, p. 28). Na práxis da busca pela liberdade, os oprimidos devem lutar juntos com aqueles com quem estão em solidariedade, em um ato de amor e generosidade (FREIRE, 2005, p. 41). Isso engloba tanto a compreensão mais geral dos oprimidos em solidariedade entre si, unidos através de sua luta e buscando força nesta unidade, bem como a proposta mais radical de estender solidariedade também ao opressor (FREIRE, 2005, p. 200).

Sem esse novo entendimento, os oprimidos recém-libertados arriscam tornarem-se opressores e reproduzirem a natureza totalizante da realidade opressiva, permanecendo presos dentro da lógica da opressão. Portanto, esse ato de solidariedade deve ser afetivo no modo em que requer ousadia (e amor para com a humanidade) por parte dos oprimidos envolvidos na mudança da realidade, mas também envolve elementos conscientes fundamentados na reflexão crítica sobre o mundo.

O papel da consciência crítica é combater o desalinhamento entre o pensamento e a prática, que estão sujeitos à consciência, ao reconhecimento, e à agência.” (Fernandes, 2016)

Dicas de leitura

Fernandes, Sabrina. “Pedagogia crítica como práxis marxista humanista: perspectivas sobre solidariedade, opressão, e revolução.” Educação & Sociedade 37.135 (2016): 481-496.
Dean, Jodi. Reflective Solidarity. Constellations, v. 2, n. 1, p. 114-140, 1995.
Paulo Freire, Pedagogia da Solidariedade (https://amzn.to/3eN5GsU)
Paulo Freire, Conscientização (https://amzn.to/2KsFRAj)

Propaganda

Sobre o autor

Tese Onze

O Tese Onze é um canal focado em debater o senso comum, trazer pontos sobre sociologia e política e acumular bagagem pra transformar o mundo. Não se trata de um canal preparatório de conteúdo educacional, mas de informação e formação política. O conteúdo dos vídeos e a maior parte da produção é todo feito por Sabrina Fernandes, socióloga doutora, professora, militante ecossocialista e feminista. Este site é um republicador do conteúdo do Youtube.

Receber atualizações
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments