Algumas pessoas já dizem que 2018 é o ano dos podcasts. Sim, dos podcasts, porque a grande mudança em relação aos últimos anos não é simplesmente o aparecimento de um “super” podcast – mas o crescimento da quantidade de programas, o amadurecimento de vários projetos muito interessantes e, claro, cada vez mais ouvintes.

Podcast, pra quem nunca ouviu falar, é basicamente um programa de rádio. A diferença é que ele é disponibilizado na internet, então, ao invés de sintonizar numa estação e aguardar o horário para ouvir determinado programa, o criador disponibiliza o conteúdo para download ou streaming. Geralmente a distribuição é feita através de um feed RSS (que eu já expliquei aqui o que é e porque você deveria usar), mas existem outros formatos.

Podcasts

Ok, podcast é um programa de rádio e talz. Mas e aí? Bom, e aí que não é por acaso que o rádio continua tendo audiência até os dias de hoje. A mídia sonora se adaptou muito bem aos dias de hoje, em que estamos todo o tempo fazendo duas, três, mil coisas ao mesmo tempo. Tá dirigindo? Escuta um podcast. Vai pra academia? Podcast. Tá no trabalho sem nada pra fazer? Fone de ouvido e…podcast! Enfim, as possibilidades são muitas.

Para além disso, se até uns dois anos atrás podcast significava três ou quatro pessoas batendo papo durante mais de uma hora (geralmente sobre assuntos nerds), hoje os formatos e os assuntos se diversificaram muito. Só que são tantas produções que, quando decidi mergulhar mais nesse mundo, do início do ano pra cá, me vi perdido. Se por um lado existe muita coisa legal, nem sempre é fácil de encontrar e você acaba passando por muito conteúdo ruim. É por isso que decidi, de vez em quando, apresentar a vocês alguns dos podcasts que ando escutando.

Mas vamos começar do básico…

Como escutar

Pra quem não quer ter trabalho, há duas opções muito boas: você usa iPhone, procura pelo aplicativo Podcasts, que já deve estar instalado no seu aparelho; e pra quem é do Android tem o recente Google Podcasts e ainda uma opção para ouvir os programas sem baixar nenhum app. Eu, como uso várias plataformas, sugiro o Castbox.fm, que dá para ser acessado no computador, Apple, Android etc.

Leia também:  MBL: gays e crianças como moeda eleitoral

Todos os programas funcionam de maneira muito parecida. Você acessa, cria (ou não) uma conta e aí pesquisa pelo podcast desejado para começar a seguir/escutar/baixar. Se você precisa de ajuda nessa etapa, sugiro este vídeo do canal Cyborgs, que explica passo-a-passo (e em vídeo rsrs) como baixar e encontrar os podcasts da sua preferência.

Minhas recomendações

1. AntiCast

Começo por um dos primeiros programas que conheci, lá em 2013 ou 2014, o AntiCast. Na época ele falava sobre design e outros assuntos relacionados à comunicação. Hoje eu chamaria o projeto de “AntiCasts”, já que ele se transformou numa rede de podcasts sobre os mais diversos temas e formatos.

Dentre os oito canais do projeto, recomendo o AntiCast (sim, o programa “original”) e o Projeto Humanos. O primeiro tem um formato bem tradicional, o Ivan Mizanzuk (criador e host) entrevistando duas ou mais pessoas por 1, 2 horas. Apesar disso os papos sempre são bem interessantes, e eu particularmente gosto desse formato. Já o Projeto Humanos possui um formato bem diferente, se utilizando de técnicas de storytelling para uma maior imersão em histórias reais contadas por pessoas reais. Ainda não conferi a segunda temporada, mas a primeira é sen-sa-cio-nal!

2. Mamilos

Com o melhor nome e slogan (Mamilos – jornalismo de peito aberto) da internet brasileira, o Mamilos é um podcast criado por Juliana Wallauer e Cris Bartis. O programa sempre trata de assuntos polêmicos com uma abordagem muito interessante, buscando mostrar diferentes pontos de vista e levar o público a questionar o senso comum. Recomendo especialmente o episódio “Masculinidade e sentimentos” e o “Quem quer privacidade“, que inclusive compartilhei aqui no site.

3. Loop Matinal

Muita gente me pergunta como é que eu estou sempre tão bem informado sobre o mundo da tecnologia, e um dos motivos é acompanhar podcasts sobre o tema. Dentre eles, com certeza o que eu mais escuto é o Loop Matinal. Ele é um podcast diário, geralmente com uns dez minutos de duração, que fala sobre as principais notícias da tecnologia do dia. Escuto quando estou indo para o trabalho de bicicleta, junto com algum outro programa de notícias, e dá o tempo certinho. Na volta, escuto o AntiCast ou o Mamilos que, como são gigantes, tenho que ficar escutando um trecho a cada “retorno” pra casa hehe.