Selecione a página

Como usar microfone de lapela em qualquer celular android (sem root!) ou iphone

Cada vez mais tem sido possível produzir conteúdo de excelente qualidade utilizando apenas um celular, e uma ferramenta essencial para conseguir alcançar esse nível é definitivamente um bom microfone de lapela. Numa gravação profissional, principalmente na filmagem de eventos externos, uma das maiores dificuldades é sempre o áudio. Mesmo num local silencioso, os smartphones costumam capturar muito ruído, fazendo com que aquela gravação em 4K não pareça assim tão impressionante.

Mas calma, há diversas maneiras de melhorar a captação de áudio. Vou começar explicando como comprar o microfone de lapela correto para você, mas também de como aproveitar aquele microfone ou fone de ouvido que você já tem em casa e da importância do posicionamento na hora da gravação. Equipamento bom é importante, mas o básico faz toda diferença. Com exceção do último item, todas as dicas são válidas para qualquer sistema operacional.

Texto atualizado em agosto de 2020.

 

1. ESCOLHENDO O MICROFONE DE LAPELA CORRETO

Há microfones feitos para todos os tipos de aparelho, como câmeras e gravadores profissionais. Para funcionar corretamente no seu celular, não pode ser qualquer um desses. Você deve procurar um microfone com saída P2 com três vias, também chamado de P3. Em outras palavras, o conector, que deve ser encaixado no celular, deve ter três linhas e não duas. Se tiver apenas duas linhas, ou seja, uma saída P2 comum, o celular provavelmente não reconhecerá o equipamento. Veja na imagem abaixo:

 

microfone de lapela

 

É importante ficar atento a este detalhe, porque faz toda a diferença. É possível encontrar modelos assim na internet ou em lojas de equipamento de som. Abaixo, fiz uma lista com alguns lugares onde você pode comprar com segurança. Lembrando que se o site é estrangeiro (como a Gearbest) você terá de importar o produto e, além de demorar meses para chegar, poderá ser taxado. Saiba mais sobre garantia e o que você poderá fazer se o item importado chegar quebrado.

.

i) Microfone BOYA BY-M1 Omnidirecional (profissional)
Este é o modelo que eu uso nas minhas gravações, e por isso posso recomendá-lo de olhos fechados. O nível de gravação é profissional, vem com diferentes adaptadores e case de transporte. Por ser omnidirecional, a gravação fica excelente independente do ângulo. O fio tem 6 metros, e não há nenhum tipo de interferência – mas precisa de uma bateria (já inclusa) para funcionar. Pode ser utilizado em DSLRs (câmeras profissionais).

Compre o microfone BOYA BY-M1 na Amazon

Compre o microfone BOYA BY-M1 na Amazon

Bônus: Microfone BOYA BY-M1 Duplo na Amazon (tem dois microfones, assim você pode gravar dois entrevistados de uma só vez)

.

ii) Microfone de lapela Vivitar para câmeras/celular (profissional)
Outra opção para quem quer um nível profissional é o microfone da Vivitar. O preço aumentou muito nos últimos anos (da primeira vez que escrevi este texto, ele custava 150 reais – hoje está custando 250), mas ele é um pouco mais barato que o BOYA – a não ser que você compre o BOYA via frete internacional. Precisa de bateria (já inclusa) para funcionar, mas isso garante uma captação excelente e um cabo gigantesco (6 metros). À venda na Americanas.

Compre o microfone VIVITAR na Amazon (frete nacional)

Compre o microfone VIVITAR nas Lojas Americanas (frete nacional)

.

iii) Microfone de lapela Homyl (mais barato)
Com preço em torno de 50 reais e qualidade razoável, essa é uma escolha com bom custo/benefício. É uma compra importada, mas por ser um valor baixo e item pequeno dificilmente será taxado. O frete de compras internacionais pode demorar, mas caso você não tenha prazo ou queria comprar um segundo microfone para deixar de “backup” eu recomendo este.

Compre o microfone de lapela HOMYL na Amazon (frete internacional)

– EXTRA: Compre um microfone unidirecional BOYA BY-MM1 (leia abaixo)
Confesso que um dos problemas do microfone de lapela é o fio, que quanto maior mais fácil é de embolar e às vezes isso se torna nem um pouco prático. Utilizo lapela sempre que possível, mas confesso que em alguns casos é inviável (quanto a pessoa está em movimento, por exemplo), e para essas hora o unidirecional é a melhor escolha. Enquanto o microfone omnidirecional grava em todas as direções, o direcional grava apenas o áudio para onde ele estiver apontado, o que ajuda a reduzir a gravação de ruídos laterais e traseiros. Esse da marca BOYA é excelente.

.

2. MICROFONE DE LAPELA PARA CELULAR SEM ENTRADA P2

Quando originalmente escrevi este texto, em 2017, celulares sem entrada para fone de ouvido não eram um problema tão grande, poucos celulares haviam retirado a entrada P2. Hoje, infelizmente, a situação se inverteu. E o problema disso para quem trabalha na área é que mesmo um microfone de lapela sem fio muitas vezes precisa de entrada P2 para funcionar.

Minha sugestão é que, se este é o seu caso, use um adaptador. Há adaptadores lightning-P2 e USB C-P2 que vão permitir você ter de volta a entrada de fone de ouvido. Se mesmo com esse tipo de adaptador o seu celular não reconhecer o microfone, continue lendo as dicas abaixo.

.

3. USANDO UM MICROFONE QUE JÁ TENHO EM CASA

Pode ser que você já tenha um microfone de lapela em casa, mas que não tenha as tais “três listras” (ou comprou um adaptador lightning-P2, por exemplo, e ele não funcionou). Nesse caso, você precisa de um adaptador “P3 para P2”.

No fim das contas, a não ser que seu microfone seja muito bom – o que é pouco provável, se ele estava perdido em casa – não vale a pena. O preço de adaptadores é barato, mas o frete comprando pela internet inviabiliza a compra, e nem sempre é fácil de encontrar em lojas de eletrônica não especializadas em áudio. No anúncio mais barato que encontrei, o adaptador custa 8 reais e o frete 25. A compra total sai, portanto, mais de 30 reais – enquanto é possível comprar um microfone novo a partir de 50 reais. De todo modo, veja as opções abaixo para ver se é pra você.

Compre um cabo adaptador P3 X P2 (produto à venda pela Amazon.com.br)

Uma vantagem desses adaptadores acima é que todos funcionam como divisor de áudio. Isso significa que você pode plugar o microfone numa entrada e um fone de ouvido na outra. Esse “retorno do áudio” (ou seja, escutar o que você está gravando pelo fone de ouvido) não vai funcionar em todos os celulares nem em todos os softwares de câmera, mas vale a pena testar caso você tenha que comprar o adaptador.

4. USE SEU FONE DE OUVIDO COMO MICROFONE DE LAPELA

Para quem não quer gastar nada, mas quer melhorar bastante a qualidade de gravação, uma dica é usar o próprio fone de ouvido que geralmente vem junto do aparelho.

A dica para encontrar o local onde fica o microfone é procurar por um buraquinho bem pequeno, geralmente em um dos fios do fone ou no “encontro” dos dois. Caso tenha dificuldades, assista este vídeo. PS: nem todo fone de ouvido tem microfone.

.

5. NENHUM MICROFONE DE LAPELA FUNCIONA NO MEU CELULAR

Sim, pode acontecer de você seguir todas essas etapas acima, comprar um microfone de 3.000 reais e ainda assim não funcionar. Mas calma, antes de me xingar leia até o final deste artigo. Há algumas fabricantes, notadamente a Motorola, que não incluem suporte a microfone de lapela no aplicativo de câmera do smartphone. Em outras palavras, o aparelho é capaz de gravar, mas o software não reconhece. Fiquei seis meses sem conseguir usar o equipamento no meu finado Moto G, mas em determinado momento consegui encontrar uma solução.

Primeiro de tudo, baixe o aplicativo Câmera HD em seu celular. É um aplicativo gratuito e seguro, disponível na própria Play Store. Tem muitos aplicativos com nomes parecidos, tenha cuidado para não baixar o errado. O nome da desenvolvedora é a App Maker e o símbolo do App é uma câmera estilizada com cores próximas do roxo.

Atualizado em 2020: outra opção é baixar o aplicativo Open Camera, que é totalmente gratuito e livre de propagandas.

Feito isso, abra o programa. Dependendo da sua versão do Android, o aplicativo irá pedir algumas permissões de acesso, que você deve conceder. Procure um ícone de engrenagem, o último no canto inferior direito, e acesse as configurações. Procure o item “Definições de vídeo” e aperte. Na nova janela, procure por “Fonte de áudio”, clique e escolha a opção “External mic (if present)”. E pronto!

O que este programa faz é dizer para o smartphone que, quando há um microfone externo, o áudio deve ser captado por ele. Importante notar que se você usar o aplicativo de câmera padrão do celular, esta configuração pode não funcionar. Por outro lado, o áudio será gravado normalmente em apps de terceiros, como Twitter, Instagram e Facebook. Se a Motorola e outras fabricantes irão arrumar este problema em versões futuras do smartphone eu não sei, mas com esta dica simples você já pode usar o microfone de lapela agora mesmo! Se ficou com alguma dúvida ou quer um passo a passo mais detalhado, assista este vídeo.

Atenção: esta dica só é válida para smartphones Android. No Iphone e Windows Phone, entretanto, nunca soube de casos em que o usuário tinha problemas para usar microfone de lapela. Caso o seu celular use outro sistema operacional ou seja muito antigo, é sempre bom ir numa loja de música/eletrônica e testar se o equipamento funciona antes de comprá-lo.

.

BÔNUS

Fiz tudo isso e ainda assim o microfone de lapela não funcionou. Jogo o celular fora?

Calma, sempre há a possibilidade de que o smartphone ou microfone estejam com algum defeito. Ou você pode ter seguido errado algumas das dicas. O ideal é você pegar o celular de um amigo ou familiar, por exemplo, e fazer o teste, para saber se o problema é no microfone ou no seu aparelho. Se for no microfone, procure seus direitos de devolução da mercadoria ou suporte técnico. Se for no celular, infelizmente não conheço nenhum outro método para fazer funcionar. A última alternativa é ir comprar pessoalmente em lojas que permitam testar o equipamento na hora – assim dá pra tentar a sorte no máximo de equipamentos possíveis.

Sempre teste antes de usar

Parece óbvio, mas este procedimento simples evita muita dor de cabeça. Independente do microfone que você esteja usando, sempre faça um teste antes da gravação. Os conectores P2 são muito conhecidos pelo mal contato que surge com pouco tempo de uso. O microfone interno, às vezes, capta ruídos que você nem estava escutando. Então, gravar 10, 15 segundos antes de iniciar o trabalho e escutar é muito melhor do que ter de fazer tudo de novo depois.

Ficou com alguma dúvida ou sugestão? Não deixe de comentar aqui embaixo e de me seguir no Instagram e Twitter para acompanhar de perto o meu trabalho. Até a próxima!

 Aviso: este texto contém links afiliados. Ao aproveitar estas ofertas e permitindo o uso de cookies em seu navegador, automaticamente receberemos parte do valor da compra (de 1 a 5%, em média).

COMPRE DE MANEIRA MAIS BARATA E SEGURA NA INTERNET

Confira abaixo nossa seleção com alguns dos melhores sites que utilizamos para comprar online. Além de conhecer novas ferramentas, usando estes links você pode ganhar descontos e ainda ajuda a financiar o nosso trabalho.

O Booking.com pesquisa milhares de hotéis e pousadas para você reservar com o melhor preço. Usando nosso link você ganha R$50,00 de volta na primeira estadia.

Com a Méliuz você ganha dinheiro de volta nas compras em sites parceiros. É só instalar a extensão e fazer compras normalmente, de um jeito fácil e prático.

A SuperOfertas é um site exclusivo do OCOMPRIMIDO em que reunimos as ofertas que nossos parceiros nos disponibilizam. Você ganha descontos e ainda ajuda o site.

Use o cupom 50POSITIVO na Positivo para ganhar um voucher de R$50 na compra de celulares e tablets.

Gostou do texto? Ajude a divulgá-lo!

Sobre o autor

Thiago Vilela

Atualmente é coordenador de Comunicação do Dep. Distrital Fábio Felix. Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília, fez intercâmbio em Belas Artes na Universidade do Porto e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University, incompleto). Cofundador da Casa Vegana de Brasília, trabalhou como Assessor na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e na Câmara dos Deputados, no mandato do Dep. Federal Chico Alencar. É fundador deste site.

Receber atualizações
Me notifique
guest
51 Comentários
mais novo
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Rita

Olá, estou com um problema, o meu mic grava com chiado no fundo, fiz o teste gravando no note e funciona bem, mas ao gravar no celular fica com chiado tanto áudio como vídeo. Alguma sugestão?

Wellington

Comprei o Boya pra usar no moto G5, mas me decepcionei. O áudio sai baixo e sem qualidade. O que eu posso fazer? Em qual aparelho intermediário posso ter qualidade. Pensando seriamente em trocar de celular por conta disso.

Gleidson Gomes

Olá!
Ótimo o seu artigo!
Mas gostaria que me falasse sobre algo que não abordou no artigo!

Tenho um IPhone com saída ligthing. Recentemente comprei um lapela boya (aquele que tem cabo de 6 metros) e um adaptador original da Apple de P2 para ligthing.

O lapela funcionou porém o áudio fica atrasado (talvez menos de 1 segundo de atraso) Será que é por causa do adaptador? Pesquisei aqui e vi que existe lapela que já vem com esse cabo ligthing não sendo necessário o adaptador. Você teria alguma sugestão?

Mauricio

Obrigado Thiago, funcionou aqui somente com aquele app Camera HD, porém vi a mesma função do Open Camera de utilizar audio externo conforme sua dica e funcionou tb, tanto lapela qto ao microfone do fone de ouvido. Havia tempo que eu estava desanimado por não funcionar o microfone externo, e agora deu um outro Up, muito obrigado pelas dicas e parabéns pela matéria

João Moutinho

Boa tarde
Gostaria de saber se for conectado um microfone lapela ao smarphone este conseguirá efetuar chamadas telefónicas com o som proveniente da lapela. Eu penso que sim, mas antes de efetuar a compra precisava de saber com 100% de certeza que isso iria resultar.
Obrigado!

Vinicus

Excelente explicação e fez todo sentido pra mim. Mas não resolveu, pois meu xiaomi A3 não reconhece direito o adaptador. Eu sei disso porque quando conecto o fone de ouvido com microfone, ele mostra um ícone na tela dizendo que tem fone e microfone externo conectados. Mas quando coloco qualquer adaptador ele só mostra o ícone do fone. E só às vezes, quando eu conecto o microfone no adaptador, que o ícone mostra o microfone. Mas isso só dura alguns segundos e já atualiza só para fone de novo. Penso que há realmente algum problema de reconhecimento do microfone externo… Ler mais »

Vinicus

Parabéns pela explicação

Marlene

A loja tá funcionando em petrolona

Vagner

Tenho um motorola g8 plus e não estou conseguindo captar a voz com o microfone lapela. Já baixei o app Camera HD e o Open Camera, e msmo assim não funciona! Falei com o suporte da Motorola e me falaram que não garantem a compatibilidade do aparelho com microfones externos.
Uma pena, eu tinha um sansumg e o microfone lapela funcionava perfeitamente!

Felipe

Ola. Amigo tenho um iphone 8 e estou querendo gravar na camera dele com um boya lapela s/fio wm4

Mas não consigo ter som. Já comprei diversos adaptadores…

Poderia me ajudar por favor, gostaria de saber onde estou errando

Cris

Thiago, li seu artigo em mar/2020 e me ajudou muito. Obrigada!

Eric

Pessoal. Me ajudem. Estou usando um boya wm5 com samsung s10. Quando ligo o fone no adaptador sem o transmissor sem fio usando o App Camera HD funciona. Mas quando coloco o transmissor sem fio, ele dispara como se estivesse clicando para começar a gravar e parar. Testei em outro celular iPhone e funciona. Não sei pq não funciona no Samsung s10. Alguém sabe .?

Samuel

Olá, qual desses modelos captura melhor as frequências mais baixas? Por exemplo as frequências do baixo eletrico

Antero

Boa tarde estou usando um da marca Solid e eu gostaria de saber como faço para usar o mic e ouvir o som pelo autofalante do celular, obrigado

Anderson

Funcionou o lapela no meu Moto G5. Mas como em todos os andoids que testei, o som fica extremamente baixo. Impossível de usar. Já testei em o microfone em um Iphone e o áudio ficou perfeito, então não é defeito dele. Existe alguma solução?

Bruno

Olá.. Eu tenho um microfone de lapela sem fio antigo, bem simples (mono). Tenho um S8 e comprei um adaptador.. só que não consigo colocar para funcionar e o estranho é, quando encaixo, ele abre perguntando se eu quero usar o google ou bixby (assistente da samsung). Não sei pq acontece, nem como fazer funcionar(se for possivel)

Bruno

Video. tentei tb só audio e não funcionou. Ontem tentei um microfone de lapela stereo da sony, direto usando o adaptador e foi mesmo perguntando se queria abrir assistente. problema é que o mono é sem fio. ter que comprar outro sem fio rsrs. Mas ainda vou tentar outras opções antes de comprar outro. valeuu

Portela

Muito boa a explicação. Tenho um xiaomi redmi s2 e não estava conseguindo fazer funcionar o lapela sony. Mas depois de suas dicas e do app camera HD, deu tudo certo.

Muito obrigado.

PAULO HAROLDO GONCAL

parabens thiago pelo seu trabalho, tenho um xiaomi mi 8 e nao estava conseguindo colocar um mic externo. Eu consegui, devido a suas explicaçoes valeu.

Francisco do Carmo d

top, excelente

Karen Hosomi Teramae

Thiago, muito obrigada pelo artigo super completo! Me ajudou demais! O meu celular é Motorola e baixei o app Câmera HD, que funcionou certinho!

Carlos

Thiago, estou querendo utilizar meu smartphone android para fazer videos curtos em locais abertos, mas quero diminuir o ruído ambiente. Para isso pretendo utilizar microfones de lapela em duas pessoas. Vi um vídeo onde a pessoa utiliza um adaptador OTC no smartphone para poder ligar um adaptador de placa de som com entrada para dois microfones. Queria saber, você já tentou fazer isso ou algo semelhante?

Mikhail Rommulo

Testei vários e nenhum funcionava, e a culpa é da Motorola. Vlw

Mikhail Rommulo

Consegui, sorte que testei vários de loja em loja, depois achei essa página, que resolveu o problema

Helder Mourão

Bacana, estava com esse problema a resolver. Sou professor de jornalismo e quero usar dispositivos móveis e celular para a produção. Você tem alguma experiência com isso?

Marcos Gomes

Comprei um mic de lapela com apenas um risco hahahaha

Só um detalhe. Não é o número de riscos que indica se é p1, p2 ou p3. O que diferencia é a espessura da entrada.

O cabo p10 é muito utilizado para instrumentos musicais e tem apenas 1 risco. Mas é bem mais grosso do que os p2.

A entrada de fone dos celulares e câmeras de entrada é p2

João Paulo Terra Tanus

Parabéns Thiago, abordou praticamente todos os problemas que os usuários podem encontrar. Não vejo a hora de chegar em casa para testar no meu Xperia z5 (não tinha conseguido num primeiro teste). Forte abraço e muito obrigado!

Diego Vieira

Artigo esclarecedor, me ajudou bastante, obrigado!