Select Page

Faça sua própria bandeira contra o fascismo

Faça sua própria bandeira contra o fascismo
O fascismo, para explicar de maneira bem resumida, foi um movimento político-filosófico que culminou no regime de Mussolini na Itália da década de 1920. O termo também pode se referir ao próprio regime em si, que entre suas principais características estão um governo autocrático, centralizado na figura do ditador, em que a nação e a “raça” prevaleciam sobre os valores individuais.

Alguns especialistas acreditam que não é correto utilizar o termo em outras situações que não a Itália da década de 20. Erroneamente ou não, é um termo muito utilizado – assim como o nazismo – e é importante entender as características do regime italiano para saber o que estão querendo dizer quando acusam alguém ou algum movimento de ser fascista ou ter inspiração no fascismo.

Abaixo, dois vídeos para quem quiser saber mais sobre o assunto:

Faça sua própria bandeira contra o fascismo

E agora que você sabe o que é o fascismo, provavelmente entendeu porque é importante se posicionar contrário a ele (clique aqui e saiba também como foi a Ditadura no Brasil). Apesar do fascismo e do nazismo terem sido movimentos de direita, na luta contra a barbárie a esquerda deve estar aliada a direita liberal, progressista e democrática.

Nesta última semana (final de outubro, 2018) dezenas de universidades foram invadidas por policiais, com o claro intuito de censurar manifestações estudantis. O caso que ficou mais famoso foi o da UFF (Universidade Federal Fluminense), em que uma faixa com os dizeres “Direito UFF Antifascista” foi proibida e o Diretor da Faculdade ameaçado de prisão caso não cumprisse a ordem.

Para responder a esta agressão, que já foi rechaçada inclusive pela Procuradoria Geral da República, nada mais justo que a gente crie as nossas próprias bandeiras e cartazes antifascistas. Independente do resultado das eleições domingo, é fundamental que a gente espalhe esse movimento por todo o Brasil!

Clicando aqui você pode baixar o arquivo .PSD da bandeira, para editar facilmente o texto em programas de edição de imagens como o Photoshop e o GIMP.

Se quiser uma versão em maior qualidade ou num tamanho específico, por favor, deixe um comentário abaixo com as especificações que envio por email o mais rapidamente possível.

Abaixo, alguns modelos sem nada escrito, para você baixar e acrescentar o texto com o programa de sua preferência ou em sites como o MeMeMe. Para baixar basta clicar na imagem desejada e salvar. O material está licenciado sob uma licença Creative Commons completa, o que significa que você pode baixar e reutilizar sem dar créditos. Aqui em Brasília a Faculdade de Direito já utilizou a arte e confeccionou sua própria bandeira “Direito UnB antifascista”, e o importante é isso, que se espalhe!

Vamos juntos, contra todo tipo de autoritarismo.

 

Sobre o autor

Thiago Vilela

Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), estudei Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal) e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University). Trabalhei como Assessor de Imprensa e Editor de Vídeos na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e hoje sou Assessor de Imprensa na Câmara dos Deputados.

2
O que achou da publicação?

avatar
1500
  Receber atualizações  
mais novo mais antigo mais votado
Me notifique
Anna
Visitante
Anna

Oi, Thiago