Como vocês devem ter lido no meu último review (aqui), o receptor bluetooth com melhor custo/benefício hoje é o Xiaomi Bluetooth Audio Receiver (confira a análise). Comprei o produto na Gearbest.

É também verdade que eu acabei perdendo o meu (aparelho pequeno dá nisso), mas o caso é que eu comprei um para o meu irmão. Foi em outubro do ano passado. Ao contrário da primeira compra, que chegou em menos de 2 meses, este demorou quase 5. Diz a Gearbest que foi uma greve na alfândega, e de fato outros sites similares afirmavam o mesmo.

O problema é que o aparelho chegou como na foto do início deste texto, com o “clip” quebrado.

LA GARANTIA SOY YO?

Se você já comprou na internet, principalmente em sites chineses, deve ter sentido aquele certo receio. E se não chegar? E se demorar muito? E se chegar e não funcionar? E se der problema depois de alguns dias?

É por isso que é muito importante escolher um site minimamente confiável. E, spoiler, sempre contratar um serviço de seguro.

A primeira coisa que eu fiz foi entrar em contato com o suporte da Gearbest. Expliquei o problema e mandei essa foto que vocês já conhecem. Eles geralmente respondem rápido, mas, como era Ano Novo Chinês, chegou uma mensagem dizendo que não responderiam durante o feriado. Azar dobrado né, mas ok. Passado o dia, eles logo me responderam, com a mensagem abaixo:

Resposta da Gearbest

Resposta da Gearbest

Como é possível ver, eles vão me enviar um novo Xiaomi Bluetooth Audio Receiver, sem custos. Diz a Gearbest que faz parte da política deles, como é possível ler (em inglês) na página de Termos e Condições (aqui). Só que não é tão simples assim. Eles só garantem este direito se você contratar o “shipping insurance”, ou seja, uma espécie de seguro-viagem. Se eu não tivesse contratado, não fica claro o que teria acontecido.

Eu teria direito a simplesmente devolver o produto, isso com certeza. Só que aí teria de arcar com os custos do transporte. No caso deste aparelho, não valeria a pena. Por outro lado, se fosse um aparelho mais caro e maior, aumentaria o risco de ser parado na alfândega. Imagina o prejuízo de pagar taxa pra um produto que chegou quebrado? Pois é. E depois, se você comprasse de novo, correria o risco novamente de ser taxado.

Leia também:  Aprenda a fazer o melhor sorvete vegano caseiro

DICAS PARA COMPRAR NA GEARBEST

Eu ainda estou devendo um guia de como comprar na Gearbest (e outros sites chineses). Também quero fazer uma investigação para saber como eles conseguem um frete tão barato… O fato é que a dica número 1 nestes sites é: pague mais caro, mas pague o seguro. Também vale a pena pagar mais caro para ter um “Tracking Number”, ou seja, número para acompanhar o pedido no site dos Correios (ou em outros sites do tipo, como o excelente 17track). No caso da Gearbest, com a exceção do frete gratuito, todos os outros oferecem esta opção.

“Ah, mas se eu for pagar seguro e frete é melhor comprar no Brasil mesmo”. Bom, se isso acontecer, sinceramente recomendo que você compre no Brasil. Já fiz isso em alguns casos, principalmente quando o prazo de entrega compensava a diferença. Exemplo: um produto custa 50 reais no MercadoLivre e vai chegar numa semana. Na Gearbest custa 40, mas vai chegar na melhor das hipóteses em dois meses. Pelo custo-benefício, o MercadoLivre acaba sendo melhor. Infelizmente não é o que acontece na maioria dos casos. Mesmo pagando todos estes “extras”, o eletrônico na Gearbest costuma sair mais barato.

PS:

Apesar de ter chegado com o clip quebrado, o aparelho está funcionando normalmente. Ou seja, assim que chegar o novo, vou usar o quebrado mesmo, já que no geral eu uso no bolso 😉 pra mim não faz diferença. No final das contas, foi até bom ter chegado quebrado!

E aí, gostaram das dicas? Deixei de falar alguma coisa? Quaisquer dúvidas, entrem em contato nos comentários abaixo!