O veganismo, para a VeganSociety (mais antiga sociedade vegana do mundo) é uma forma de viver que busca excluir todas as formas de exploração e de crueldade com animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade (saiba mais sobre o assunto).

Desde 2008 não me alimento de nada de origem animal, e desde 2010 me tornei vegano. De lá para cá, inventei muitas receitas e essa é uma das que mais gosto, segue abaixo!

Ingredientes:

Leite condensado vegetal*
Creme de leite vegetal*
Essência de baunilha (opcional, mas faz diferença)
20 biscoitos de sua preferência, estilo Oreo, Negresco ou Escuretto (recomendado)
2 xícaras de leite vegetal gelado*
1 xícara de leite vegetal quente*
2 xícaras de açúcar mascavo (preferencialmente, mas pode ser açúcar branco também)
2 colheres de óleo vegetal
Óleo de canola ou de girassol (ou qualquer um, mas esses são melhores)
1 colher de sobremesa de suco de limão
1 colher de café rasa de sal marinho (ou sal normal mesmo, mas vamos fazer um esforço pra usar os ingredientes que eu to falando né)

Como fazer:

Pegue o creme de leite e bata na batedeira, até dobrar de volume (ou chegar perto disso). Junte com o leite condensado no liquidificador e bata rapidamente.

Adicione então os biscoitos de sua preferência e a essência de baunilha. Bata até adquirir a consistência que deseja. Se você preferir o biscoito bem crocante e com pedaços grandes, por exemplo, não precisa bater muito ou nem precisa bater, você mesmo pode quebrá-lo e misturar. Se preferir ele quase como um flocos, você pode separar o recheio do biscoito e bater a massa separadamente. Eu sempre separo o recheio de metade dos biscoitos e bato junto a outra metade (por isso que na foto você vê pedaços bem grandes e outros bem pequenos).

Coloque essa mistura mágica numa vasilha com tampa e deixe no congelador por cerca de 8 horas, abrindo, de hora em hora, para misturar com a colher, assim evita-se a formação de cristais de gelo. Dependendo do congelador, o tempo pode variar um pouco. Chama as amiga e aproveitem o melhor sorvete que já provei

Tem uma receita melhor? Poste nos comentários!

*Logo abaixo da foto coloquei um link para que você faça seu próprio leite vegetal, e ainda ensino a preparar leite condensado e creme vegetal caseiros. Confira!

Sorvete

Como fazer leite vegetal:

Nada de comprar leite de soja caro e ruim no supermercado, confira na Veggietal algumas receitas para quem não quer consumir industrializados – http://www.veggietal.com.br/leites-vegetais/

Como fazer leite condensado vegano:

Bata 1 xícara de leite vegetal quente, 2 xícaras de açúcar mascavo e 2 colheres de óleo vegetal no liquidificador por pelo menos 2 minutos, até formar uma mistura homogênea. Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou ao congelador por pelo menos 1 hora. Sim, é só isso mesmo, e pensar que você pagava uma fortuna naqueles enlatados, né?

Como fazer creme de leite vegano:

Coloque 2 xícaras de leite vegetal no liquidificador e comece a bater. Note que, enquanto você bate a mistura, um buraco se forma no centro do liquidificador, dá até para ver as lâminas girando. Vá adicionando óleo de canola ou de girasol, aos poucos, até que o “buraco para Nárnia” se feche (não tente atravessá-lo!). Pode demorar alguns minutos. A quantidade de óleo depende principalmente do leite e da velocidade que você adiciona, pode ir até uma xícara inteira. Retire, adicione o sal e o limão e misture, manualmente ou com uma batedeira (melhor). Bata até adquirir consistência mais firme, de creme (talvez por isso se chame creme de leite né…).

Deixe na geladeira, num pote fechado, por pelo menos 1 hora, ou no congelador por pelo menos 30 minutos, antes de utilizar. Não deixe de um dia para o outro na geladeira.