Selecione a página

Sobre o maior vazamento de CPFs no Brasil

Sobre o maior vazamento de CPFs no Brasil

Segundo a Polícia Civil do DF, os golpes na internet cresceram 310% na pandemia. Imagina como seria perigoso se esses criminosos possuíssem seu CPF, nome, data de nascimento, salário, telefone, endereço, formação acadêmica e até fotos. Assustador, né? Pois agora eles possuem acesso a tudo isso de 223 milhões de pessoas.

Nos últimos dias ficamos sabendo do maior vazamento de dados da história do Brasil e tem tanta desgraça acontecendo que não estamos nos atentando ao que isso significa.

Atualmente, um dos golpes mais usados tem sido o seguinte: o golpista liga pra você, te convence de que é uma ligação oficial do governo ou de uma empresa e pede para que você confirme um código que vai chegar via SMS. O problema é que esse código é aquele que o whatsapp envia quando você vai mudar de celular. Ou seja, ao dar o número, você está autorizando que o aplicativo seja transferido para outro aparelho. A partir desse momento eles começam a pedir dinheiro para seus amigos e familiares. Só na minha família e círculo de amigos eu soube de cinco pessoas que tiveram o whatsapp clonado, de novembro pra cá.

Dentre outras preocupações, destaco o uso que as empresas podem fazer desses dados para o envio de mensagens publicitárias não autorizadas e como eles também podem ser usados por meio de campanhas de marketing político segmentado.

A partir de agora, infelizmente teremos que assumir que toda ligação é uma tentativa de golpe – a não ser que você mesmo tenha ligado para a empresa por meio de um número oficial. Se você recebe cobranças por email, confira duas vezes o remetente e baixe o boleto no aplicativo oficial – pode ser uma mensagem falsa. Por fim, não digite seus dados em apps para “verificar se teve o CPF vazado” – fazendo isso, você provavelmente irá simplesmente entregar suas informações pessoais a mais pessoas.

Gostou do texto? Ajude a divulgá-lo!

Sobre o autor

Thiago Vilela

Atualmente é coordenador de Comunicação do Dep. Distrital Fábio Felix. Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília, fez intercâmbio em Belas Artes na Universidade do Porto e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University, incompleto). Cofundador da Casa Vegana de Brasília, trabalhou como Assessor na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e na Câmara dos Deputados, no mandato do Dep. Federal Chico Alencar. É fundador deste site.

Receber atualizações
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments