Select Page

PRESCRIÇÃO DA SEMANA – 21 A 28 DE AGOSTO

PRESCRIÇÃO DA SEMANA – 21 A 28 DE AGOSTO

A Prescrição da semana é uma série que revela, sempre às segundas, um pouco do que mais importante aconteceu e poderá acontecer na política brasileira, focado principalmente em Brasília. Algumas vezes pode haver uma prescrição de emergência ao longo da semana.

DEFORMA POLÍTICA

O Drive, por meio do portal Poder360, publicou hoje 2 textos úteis para quem deseja entrar no árido debate sobre como o Brasil deve escolher seus políticos. A DEforma Política deve ser votada nos próximos dias na Câmara (para depois seguir ao Senado).

  • Cláusula de desempenho – Brasil teria só 7 partidos fortes se o STF tivesse mantido o dispositivo em 2006. O repórter Luiz Felipe Barbiéri preparou este texto, no qual é possível também assistir em vídeo aos votos dos ministros do Supremo.
  • Distritão e seus efeitos regressivos – uma alentada análise, para ler com tempo, sobre o funcionamento do sistema, suas distorções e como tudo pode piorar se prosperar a curiosa proposta do chamado distritão.

Outro ponto que merece nossa atenção é a criação de um fundo bilionário para “financiamento da democracia”. Sobre isso, assistam a este excelente vídeo do Dep. Chico Alencar (PSOL/RJ): clique aqui.

A VOLTA DOS QUE (NÃO) FORAM

Proibida pelo Supremo em 2015, a doação de empresas a partidos e candidatos está proibida no Brasil. Este é um dos principais motivos para a Câmara estar discutindo a criação de um fundo público (a princípio de de R$ 3,6 bilhões) para bancar campanhas.

Enquanto isso, no Senado, parlamentares favoráveis ao retorno do financiamento empresarial se articulam nesta semana para acelerar a apreciação do tema na Casa. Mais informações no estadão

PRESIDENCIALISMO “LIGHT”?

Surgiu hoje a notícia de que Temer estaria articulando a proposta de se implantar um sistema de Semipresidencialismo. o modelo seria semelhante ao adotado por Portugal e França. Resumindo, é um parlamentarismo em que Primeiro-Ministro e Presidente ficam disputando o poder. Saiba mais aqui.

PRIVATIZAÇÃO

Em comunicado, a pasta das Minas e Energia informou a privatização da Eletrobras. O ministério (em minúsculo mesmo) espera que operação renda R$ 20 bilhões ao governo.

RAFAEL BRAGA INTERNADO

Com suspeita de tuberculose, Rafael Braga é internado no Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.

 

 

PRESCRIÇÃO DA SEMANA

O que achou do primeiro capítulo desta série de publicações? Deixe seu comentário abaixo!

Sobre o autor

Thiago Vilela

Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), estudei Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal) e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University). Trabalhei como Assessor de Imprensa e Editor de Vídeos na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e hoje sou Assessor de Imprensa na Câmara dos Deputados.

O que achou da publicação?

avatar
1500
  Receber atualizações  
Me notifique