Selecione a página

Prescrição da semana – 10 a 14 de julho

Prescrição da semana – 10 a 14 de julho

A Prescrição da semana é uma série que revela, sempre às segundas, um pouco do que mais importante aconteceu e poderá acontecer na política brasileira, focado principalmente em Brasília. Algumas vezes pode haver uma prescrição de emergência ao longo da semana.

DENÚNCIA CONTRA TEMER

Hoje (10/07) é muito provável que o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), relator da denúncia contra o presidente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania leia seu parecer sobre o caso.

Caso isso aconteça, a defesa irá se manifestar. Caso nenhum deputado peça vistas (ou seja, peça para adiar o processo), será aberta a discussão: cada 1 dos 132 integrantes da CCJ (titulares mais suplentes) poderão falar por até 15 minutos. Não membros, 20 a favor e 20 contra, terão ainda mais 10 minutos cada para se manifestar. Com tanta gente assim, este processo deve durar a semana toda. O governo quer votar o relatório o mais rápido possível, já na quarta. O mais provável é que fique para quinta ou sexta. Depois de todos falarem, o relator e defesa ainda terão suas réplicas (20 min cada).

O processo termina com todos os 66 membros titulares votando se acolhem ou não a denúncia. De acordo com levantamento do site Poder360, a situação do Planalto está complicada e conseguirá no máximo uma vitória magra.

PRESSIONE OS DEPUTADOS

Como a base do governo está dividida, é FUNDAMENTAL pressionar os deputados via email, telefone ou redes sociais. Os parlamentares precisam acolher a denúncia. Para facilitar a pressão, será lançada hoje à noite a campanha #342agora. A plataforma facilita o envio de email a todos os deputados. Confira em primeira mão: https://342agora.org.br/

NO ESCURINHO DO JABURU

Temer se reuniu ontem com Rodrigo Maia (aqui) e vários outros deputados (aqui). Isso só demonstra a fraqueza do governo.

REFORMA TRABALHISTA NO SENADO

Esta semana a reforma será votada no Senado. 45 dos 81 senadores disseram ao site Poder360 (veja aqui) que votarão a favor do projeto.

RECESSO (OU NÃO?)

O Congresso Nacional (Deputados e Senadores) tem que votar até sexta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Sem isso o Legislativo não pode entrar em recesso a partir do dia 17 de julho, como de lei. O que muitas vezes acontece é o chamado “recesso branco”, ou seja, formalmente o Legislativo não entra em recesso mas o presidente também não convoca sessões. Em outras palavras, o recesso, para os deputados, acontecerá, de uma maneira ou de outra.

ASSASSINATO NO CAMPO

O líder sem-terra Rosenilton Pereira de Almeida foi assassinado na noite de sexta-feira. A polícia diz não ter suspeitos. O local já havia sido palco de outro episódio violento em 24 de maio. Na data, uma ação conjunta de 29 policiais deixou dez mortos no acampamento na Fazenda Santa Lúcia. Clique aqui para saber mais.

DISNEY DE VOLTA

Há alguns dias a emissão de passaportes foi suspensa pela Polícia Federal, que alega não ter recursos suficientes. Esta semana deverá ser convocada uma sessão extraordinária do Congresso para liberar dinheiro extra à PF. Talvez assim os memes de crianças chorando por terem de cancelar a viagem à Disney parem de invadir a nossa timeline (brincadeiras à parte, os pequenos não tem culpa de nada disso, não façam bullying).

PRESCRIÇÃO DA SEMANA

O que achou do primeiro capítulo desta série de publicações? Deixe seu comentário abaixo!

Propaganda

Sobre o autor

Thiago Vilela

Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), estudei Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal) e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University). Trabalhei como Assessor de Imprensa e Editor de Vídeos na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e hoje sou Assessor de Imprensa na Câmara dos Deputados.

O que achou da publicação?

avatar
1500
  Receber atualizações  
Me notifique