A Prescrição da semana é uma série que revela, sempre às segundas, um pouco do que mais importante aconteceu e poderá acontecer na política brasileira, focado principalmente em Brasília. Algumas vezes pode haver uma prescrição de emergência ao longo da semana.

DEFORMAS DE TEMER

Enterrada a denúncia contra Temer, o governo quer a todo custo aprovar suas “reformas” (chamaremos sempre de “deformas”). Janot (PGR) pode a qualquer momento apresentar nova denúncia, então a ideia é aproveitar esse “hiato” para se fortalecer. Temer e ministros se reuniram ontem (06/08/17) com os presidentes da Câmara e do Senado para debater  a reforma da Previdência. Ao longo da semana Rodrigo Maia e Eunício se encontram pelo menos mais duas vezes (na agenda oficial) para debater outras propostas que estão no Congresso.

ELEIÇÃO NO AMAZONAS

O ex-governador Amazonino Mendes (PDT) venceu o primeiro turno com 38,3% dos votos válidos, o que equivale a 574.395 votos. Amazonino vai disputar o segundo turno com o também ex-governador Eduardo Braga (PMDB), que obteve 27,4% dos votos (372.941 votos). Via estadão.

VENEZUELA

Uma rebelião numa base militar do norte da Venezuela deixou duas pessoas mortas e oito detidos, segundo o comandante do Exército, o general Jesús Suárez Chourio. A situação no país está complicada e pode se agravar. Publicaremos outro texto sobre a Venezuela durante esta semana. Para tentar entender melhor o que está acontecendo, fundamental ler “Venezuela sem Fake News”, da Agência Pública.

TRANSGÊNICOS EM DEBATE

O site NEXO fez uma excelente matéria sobre a tecnologia de produtos transgênicos. Hoje,96,5% de toda a soja plantada no Brasil é transgênica, bem como 88,4% de todo o milho. Apesar disso, 33% dos brasileiros diz achar que transgênicos fazem mal. Mas afinal, o que são os transgênicos? Clique aqui para ler.

EM DEBATE NA CÂMARA

  • Esta terça (8/07), às 14h, haverá uma Audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o sucateamento dos zoológicos brasileiros e sua nova utilidade a favor da fauna. Foram convidados, entre outros, o biólogo e sócio-fundador do Instituto Luisa Mell de Assistência aos Animais e ao Meio Ambiente, Frank Alarcón. Como a audiência é interativa, é possível enviar, pela internet, perguntas aos deputados e acompanhar a transmissão ao vivo. Fundamental que o movimento vegano participe e questione a necessidade de zoológicos e as possibilidades de transformá-los em santuários animais, como fez recentemente o Zoológico de Buenos Aires (Argentina), que, depois de 140 anos, fechou as portas e transformou o local num EcoParque (saiba mais). Romper com o modelo de cativeiro e de exibição é o mínimo que devemos exigir. É possível participar do evento online pelo portal eDemocracia.
  • Já na quarta (9/07), destaque para Audiência pública para debater as recomendações da ONU ao Brasil às 14h na Comissão de Direitos Humanos; Conselho de Ética às 15h, sobre processo contra o deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA); e a Comissão Especial sobre a Reforma Política (também às 15h). Você pode acompanhar o trabalho das Comissões da Câmara sempre pela internet: aqui.

 

PRESCRIÇÃO DA SEMANA

O que achou da prescrição dessa semana? Deixe seu comentário abaixo!