Selecione a página

Por que Bolsonaro dá suas “saidinhas” todo final de semana?

Por que Bolsonaro dá suas “saidinhas” todo final de semana?

Todos temos visto que Bolsonaro tem “pastoreado” seu gado regularmente – o que até seria saudável, se estivéssemos nos referindo aos bovinos. Mas não, ele não sai pra pastar. Isso é parte da sua estratégia política e de comunicação.

Neste texto eu explico melhor essa estratégia, por isso não vou me aprofundar aqui, mas a grande questão é que estamos todos tão sobrecarregados de notícias absurdas, charlatanismo e fake news que às vezes parece ser impossível reagir. As “saidinhas” e as manifestações são a cereja do bolo. Reforçam não só a impunidade de Bolsonaro e seus seguidores (é obrigatório o uso de máscara e está proibida a aglomeração de pessoas enquanto estamos de quarentena, mas pelo que temos visto isso só vale se for manifestante de esquerda), como fortalece a relação com a própria base de seguidores, mostra força. E não importa que sejam poucos manifestantes, já que quem defende a democracia está em casa (e deve continuar em casa, fazendo isolamento).

E quando finalmente conseguimos conquistar alguma coisa, um novo projeto de lei, o auxílio emergencial, um mutirão de doação de alimentos etc parece que não é suficiente. Vem uma avalanche tão grande de chorume que nossa luta se mostra pequena.

Nessa hora, precisamos nos lembrar que eles são a minoria. Pra cada ato com uma dúzia de pessoas (muitas vezes militantes pagos), temos milhões de pessoas em casa. Pra cada postagem de um robô bolsonarista que tuita do Leste Europeu, temos milhares de pessoas reais. Para cada fascista, temos todo o restante do povo brasileiro que acredita na força da solidariedade e sempre lutou por uma sociedade menos desigual.

Se puder, participe de um projeto solidário. Manda um “oi sumido” praquele amigo(a) que você acha que pode estar passando necessidade, faz uma postagem na sua rede se colocando à disposição para ajudar. Neste post falo sobre alguns projetos sociais muito interessantes aqui do DF.

No fim das contas, Bolsonaro dá suas “saidinhas” porque pode. Mas isso não vai durar muito tempo. Não podemos – e não iremos – nos intimidar. A Bolsonaro e seus apoiadores está reservada a lata de lixo da história.

Propaganda

Sobre o autor

Thiago Vilela

Assessor de Comunicação do dep. Distrital Fábio Felix. Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), estudou Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal) e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University). Fundador da Casa Vegana de Brasília, trabalhou como Assessor de Imprensa e Editor de Vídeos na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e na Câmara dos Deputados no mandato do dep. Chico Alencar.

Receber atualizações
Me notifique
guest
2 Comentários
mais novo
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Álvaro

Esse Thiago arrepia! Essas palavras estavam na minha alma e eu não sabia. Obrigado por escrevê-las! Força sempre!