Select Page

Novidades do mês (outubro de 2018)

Novidades do mês (outubro de 2018)

Olá pessoal,

como vão vocês? Já faz um tempo que não crio um post para falar com vocês, mas este mês definitivamente merece uma publicação especial.

YOUTUBE

A grande novidade, que alguns de vocês já devem ter visto, é o novo canal no Youtube. Antes de tudo queria agradecer muito à Sabrina Fernandes do canal Tese Onze, que é parceira aqui do site e me deu a maior força para começar este projeto. A princípio vou produzir vídeos semanalmente, e lançar todas as sextas às 14h. Confiram o último vídeo abaixo e não deixem de se inscrever no canal.

Só produzi dois vídeos até agora, mas já percebi o quanto é necessário investir tempo na pesquisa, escolha dos temas, gravação e edição. Cada produção demanda até um dia inteiro de trabalho – apesar do vídeo ser curtinho – por isso é fundamental que você curta e compartilhe com os amigos.

Se você tem dúvidas, críticas ou sugestões de temas, por favor, deixe um comentário aqui nesta publicação ou lá no canal. A ideia é tratar principalmente de temas relacionados a comunicação, internet, tecnologia e privacidade digital, sob uma perspectiva de esquerda.

Novo sistema de comentários

Desde que voltei com o site, há pouco mais de um ano, estava utilizando o sistema Disqus para gerenciar os comentários nas publicações. É um serviço gratuito e com boa qualidade, mas infelizmente eles alteraram recentemente as regras de uso e agora é obrigatória a exibição de anúncios junto à caixa de comentários, o que é muito ruim. Para piorar são anúncios de péssima qualidade, com títulos sensacionalistas e conteúdo duvidoso, por isso assim que soube dessa atualização desativei o Disqus.

No lugar dele, instalei ontem o wpDiscuz, que é uma alternativa opensource e também gratuita que mantém praticamente todas as funcionalidades – e até apresenta alguns serviços novos, como a inscrição em publicações ou comentários do seu interesse (para você receber por email quando há alguma nova atualização).

Por causa da mudança no sistema de comentários, também tivemos que atualizar a nossa política de privacidade. Confira aqui.

APOIA.SE

E falando ainda em política de privacidade, tenho pensado muito em parar de usar o Google Adsense (sistema de publicidade online), não só pelo baixo retorno financeiro como também porque é uma ferramenta que coleta dados dos visitantes do site, ainda que prometam não acessar nenhuma informação sensível (nome, email etc). Uma alternativa é criar um financiamento coletivo e/ou doações, em sites como o APOIA.SE, e conseguir o apoio de pessoas que gostam do conteúdo e acreditam no projeto. Outras opções que consigo pensar incluem a venda de produtos personalizados (comprimido de pelúcia? rs), propaganda de marcas ou cobrar para acessar o conteúdo (famoso paywall), todas opções ruins e fora de cogitação. Alguém tem alguma outra sugestão?

É isso, agradeço pela atenção, e até a próxima!

Sobre o autor

Thiago Vilela

Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), estudei Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal) e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University). Trabalhei como Assessor de Imprensa e Editor de Vídeos na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e hoje sou Assessor de Imprensa na Câmara dos Deputados.

O que achou da publicação?

avatar
1500
  Receber atualizações  
Me notifique