Selecione a página

Mudanças no site

Mudanças no site

Olá pessoal! Como vocês estão? Quem fala é o Thiago, administrador do site, e este vai ser um post um pouco diferente do conteúdo que tenho publicado aqui desde que reinauguramos, em 2018. Mas já é um pouquinho do que está por vir.

Quando comecei o blog, lá em 2008, ele era exatamente isso, um blog. Com o tempo essa que era uma das principais características deste cantinho da internet (para além de falar de política e usar trocadilhos relacionados a remédios) foi se perdendo: evoluímos para um site e logo éramos um portal de notícias com uma equipe de voluntários e parcerias excelentes, como a que temos com a Agência Pública até hoje. Só que, com isso tudo, sinto que cada vez mais fui transformando o que deveria ser um espaço simples numa plataforma que tem me gerado uma cobrança – ainda que muitas vezes interna – por publicações e/ou resultados. Para um projeto não-remunerado e tocado basicamente por uma pessoa, não faz sentido me exigir tanto. E o pior: no fim das contas, na maioria das vezes só consigo atualizar o site com conteúdo de agências parceiras – que, obviamente, é excelente, mas tem sentido manter um site nessas condições?

Hoje tenho muito menos tempo livre do que há 10 anos, quando estava na graduação e este blog era um espaço de experimentação e aprendizado. Por outro lado, tenho muito mais acesso aos bastidores de notícias relacionadas à política ou poder público (principalmente aqui no Distrito Federal), domino diversas técnicas e ferramentas de comunicação, estou à frente de projetos muito interessantes e tenho muita coisa que quero divulgar e ensinar – além de tudo que ainda quero aprender. E não tem espaço melhor para tudo isso do que a confusão de um blog pessoal, não é mesmo?

Então é isso, a era do site desatualizado e/ou cheio de conteúdo de terceiros está chegando ao fim. Vou começar a produzir mais conteúdo autoral – ainda sem periodicidade e cobranças, respeitando meu próprio tempo e momento, mas principalmente sem me exigir tanto. “Feito é melhor que perfeito”, já me disse alguém em algum momento e é uma ótima dica rs. O blog já foi repaginado, mantendo muito do antigo mas com um visual mais limpo e moderno. Continuarei indicando conteúdo interessante e republicando os parceiros, mas num ritmo mais lento e com destaque diferente do meu conteúdo original. Parafraseando Luis Carlos Prestes, só não erra quem não faz nada, mas esse é o maior erro de todos, não é mesmo?

Talvez muitos de vocês pensem que nem vale a pena ter um blog em 2020. Afinal, não é melhor postar tudo direto nas redes sociais? E sim, vou também tentar usar mais as minhas redes sociais – prefiro não ter uma conta específica do blog (principalmente porque não teria tempo de atualizar nada, digo, porque não se encaixa muito na nossa proposta editorial hehehe), mas tenho conta no Instagram, Twitter, Facebook e um portfólio pessoal. Mas isso é completamente diferente. Lá quem controla o conteúdo são grandes corporações que visam tão somente saber mais sobre você para gerarem mais lucro aos anunciantes. A velocidade com que a informação circula e a dinâmica como que os aplicativos funcionam, especialmente nos celulares, é feito para nos deixar viciados. Para além de tudo isso, você ainda pode perder toda sua produção de anos sem aviso prévio. No fim das contas, deveríamos é estar nos indagando o motivo de ainda usarmos redes sociais, mas isso fica pra outra hora.

Outra coisa muito importante, que me motiva a continuar com o site e a tentar uma postura mais intimista é a participação de tantas pessoas. Já somos mais de 1.000 inscritos para receber notificações, chegando aos 500 na newsletter e uma média de 900 acessos semanais. Quase todo dia tem um comentário numa publicação, e às vezes é de um texto que eu escrevi há 1, 2, 5 anos, e eu acho isso incrível. Isso não existe em rede social nenhuma, aquele tweet lacrador que tem milhões de compartilhamentos não dura mais de 24h. Numa vida cada vez mais efêmera, a memória e o controle sobre seus próprios dados são cada vez mais importantes.

Até a próxima!
TDV

Gostou do texto? Ajude a divulgá-lo!

Sobre o autor

Thiago Vilela

Atualmente é coordenador de Comunicação do Dep. Distrital Fábio Felix. Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília, fez intercâmbio em Belas Artes na Universidade do Porto e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University, incompleto). Cofundador da Casa Vegana de Brasília, trabalhou como Assessor na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e na Câmara dos Deputados, no mandato do Dep. Federal Chico Alencar. É fundador deste site.

Receber atualizações
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments