Selecione a página

Jornalismo policial, aplicativos de entrega e capitalismo

Esta semana diversos canais produziram vídeos excelentes, e queria destacar três que me chamaram a atenção – e, na minha opinião, se complementam.

Não costumo publicar conteúdo nos finais de semana, mas neste caso vale abrir uma exceção e aproveitar o feriado para ignorar o Bolsonaro assistindo conteúdo de qualidade:

A primeira indicação é do canal Tese Onze, da amiga Sabrina Fernandes. No vídeo, Sabrina discute o termo “Fim da história” (que se popularizou entre o final da década de 80 e começo dos anos 90) e como essa ideologia foi apropriada e recentemente ressignificada dentro do capitalismo de tal forma que a própria extrema-direita tem se colocado como alternativa.

Já o Greg News, apresentado pelo Gregorio Duvivier, discute a ideologia por trás da relação de trabalho entre aplicativos de entrega, como Ifood e UberEats, e seus entregadores. Para estas plataformas, não há alternativa para os trabalhadores – ou vendem sua força de trabalho sem ter nenhum direito trabalhista ou ficam desempregados. Assim, empresas multinacionais passam a parecer agir como se fossem instituições de caridade – e esse discurso muitas vezes conta com a cumplicidade da imprensa, que é o tema do próximo vídeo.

No vídeo do Chavoso da USP, do meu xará Thiago Torres, ele aborda o difícil tema do populismo penal midiático de uma maneira simples e direta – mas sem ser superficial. É um conteúdo muito bom que nos ajuda a entender alguns dos mecanismos que a imprensa hegemônica utiliza para nos convencer de que a narrativa deles é a correta. Compreendendo essa realidade, fica mais fácil perceber como acreditamos nessa história de “fim da história”, lá do vídeo da Sabrina; e como deixamos a relação trabalhista entre empresas de aplicativo e funcionários chegar num ponto tão ruim – principalmente se lembrarmos que esses apps investem milhões em publicidade e vivem nos corredores do Congresso Nacional.

E é isso! Três vídeos feitos por canais diferentes, que com certeza não combinaram que tipo de conteúdo iriam produzir, mas que, se você parar pra pensar, estão totalmente relacionados entre si, não acham? Bom, relacionados ou não, são produtos excelentes e que merecem o seu tempo. Não se esqueçam também de se inscrever nos respectivos canais, principalmente da Sabrina e do Thiago nas redes sociais.

Até a próxima!

Gostou do texto? Ajude a divulgá-lo!

Sobre o autor

Thiago Vilela

Atualmente é coordenador de Comunicação do Dep. Distrital Fábio Felix. Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília, fez intercâmbio em Belas Artes na Universidade do Porto e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University, incompleto). Cofundador da Casa Vegana de Brasília, trabalhou como Assessor na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e na Câmara dos Deputados, no mandato do Dep. Federal Chico Alencar. É fundador deste site.

Receber atualizações
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments