Select Page

Gramsci, Marcuse e o marxismo cultural

Gramsci, Marcuse e o marxismo cultural

Vocês passaram o ano inteiro pedindo um vídeo sobre esse tema, e agora ele chegou 😉 pretendo riscar mais alguns da lista de mais pedidos esse mês.

Pra quem quer uma descrição rápida, segue direto da Wikipédia: Marxismo cultural é uma teoria da conspiração difundida nos círculos conservadores e da extrema-direita estadunidense desde a década de 1990. Refere-se a uma suposta forma de marxismo, alegadamente adaptada de termos econômicos a termos culturais pela Escola de Frankfurt, que teria se infiltrado nas sociedades ocidentais com o objetivo final de destruir suas instituições e valores tradicionais através do estabelecimento de uma sociedade global, igualitária e multicultural.

De acordo com essa teoria conspiratória, a Escola de Frankfurt seria a origem de um movimento contemporâneo da esquerda mundial para destruir a cultura ocidental. Essa teoria da conspiração tem recebido apoio de um think tank norte-americano chamado “Free Congress Foundation”, e é divulgada majoritariamente por paleoconservadores como Pat Buchanan e William S. Lind.

No Brasil seu principal proponente é Olavo de Carvalho, além de Marcel Van Hattem, o Instituto Liberal, Rodrigo Constantino do Instituto Millenium, os proponentes do Escola sem Partido e outros. A expressão marxismo cultural em si deriva de uma teoria conspiratória similar que foi muito popular durante a ascensão do nazismo na Alemanha da primeira metade do século XX, onde recebia o nome de “bolchevismo cultural”. Os conspiracionistas afirmam que o multiculturalismo e a cultura politicamente correta seriam a realização dos planos da Escola de Frankfurt.

Advertisement

Sobre o autor

Tese Onze

O Tese Onze é um canal focado em debater o senso comum, trazer pontos sobre sociologia e política e acumular bagagem pra transformar o mundo. Não se trata de um canal preparatório de conteúdo educacional, mas de informação e formação política. O conteúdo dos vídeos e a maior parte da produção é todo feito por Sabrina Fernandes, socióloga doutora, professora, militante ecossocialista e feminista. Este site é um republicador do conteúdo do Youtube.

O que achou da publicação?

avatar
1500
  Receber atualizações  
Me notifique