Selecione a página

Denúncia: policiais estariam instigando violência nas manifestações de domingo no DF

Denúncia: policiais estariam instigando violência nas manifestações de domingo no DF

Segundo relatos recebidos pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, policiais planejam força excessiva em ato marcado para domingo (7) e alguns membros da corporação estariam atiçando a tropa; a Comissão pediu providências e irá ao ato para fiscalizar violações

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa pediu que a Polícia Militar investigue denúncias sobre policiais que estariam instigando violência em protesto marcado para o próximo domingo (7), às 9h, com concentração na Biblioteca Nacional. Genocídio da população negra, encarceramento em massa e antifascismo são as principais pautas do movimento.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Fábio Felix (PSOL), enviou um ofício ao comando geral da corporação pedindo providências. De acordo com as denúncias, “há um risco de que a tropa chegue ao local com ânimos acirrados e que, mesmo que o protesto seja pacífico, seja empregada violência excessiva”. Isso tudo porque, de acordo com os denunciantes, membros da corporação estariam “insuflando os policiais contra os manifestantes”.

“De acordo com o que nos foi revelado,o planejamento para o ato de domingo é diferente do padrão adotado nas manifestações a favor do governo Bolsonaro. Estaria sendo montado um grande esquema de segurança com centenas de policiais militares, que não necessariamente estarão lá para garantir a ordem e a proteção dos presentes. São graves as denúncias e exigimos que o governo adote as providências necessárias para garantir a segurança e a integridade dos manifestantes”, destaca Fábio Felix.

A Central de Direitos Humanos da Câmara Legislativa funcionará no domingo para acolher denúncias sobre violência policial e outras violações durante os protestos. Relatos, vídeos e fotos podem ser enviados para o WhatsApp da Comissão de Direitos Humanos, no número (61) 99904-1681.

Propaganda

Sobre o autor

Thiago Vilela

Assessor de Comunicação do dep. Distrital Fábio Felix. Graduado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), estudou Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal) e Artes Gráficas na RedZero (Full Sail University). Fundador da Casa Vegana de Brasília, trabalhou como Assessor de Imprensa e Editor de Vídeos na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e na Câmara dos Deputados no mandato do dep. Chico Alencar.

Receber atualizações
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments