
Como ajudar quem está combatendo os incêndios?

A situação dos principais biomas brasileiros é crítica, e não vou aqui me alongar dizendo o que o governo fez – ou deixou de fazer – no combate aos incêndios que já afetam Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
De imediato, para minimizar os danos, precisamos apoiar todos os voluntários e voluntárias que montaram brigadas para conter as chamas, ajudar as aldeias indígenas (quase metade das terras indígenas no Pantanal estão pegando fogo), cuidar das pessoas que estão perdendo suas propriedades e tratar dos animais que estão sofrendo.
Pensando nisso, montei esta lista com algumas das ONGs e organizações de voluntários que tem se dedicado a enfrentar este momento. Não se trata de um guia definitivo, não tirei ele da minha cabeça (com informações do Catraca Livre, Instituto Socioambiental e do biólogo Hugo Fernandes) e ele poderá ser atualizado, caso vocês indiquem mais entidades.
Se puder, doe, compartilhe e envie para seus amigos. Toda ajuda, neste momento, fará diferença!
Lista de entidades e voluntário/as que estão recebendo doações:
Brigada Alto Pantanal: No esforço de criar brigadas permanentes para apagar os focos de incêndio e patrulhar as regiões da Serra do Amolar, Parque Nacional e Parque Estadual Encontro das Águas, o Instituto Homem Pantaneiro organizou uma campanha de arrecadação para contratar brigadistas e garantir toda estrutura necessária para o trabalho. A campanha está em um site de financiamento coletivo.
AMPARA Animal: A ONG criou uma campanha para arrecadar fundos para animais que estão sendo resgatados de queimadas no Pantanal, que ocorrem desde julho. A AMPARA Animal também está recrutando veterinários para compor a equipe de voluntários na região. A campanha Pantanal em Chamas ocorre em um site de financiamento coletivo.
Fundação Ecotrópica: Trabalhando há 31 anos com a preservação da natureza no Pantanal mato-grossense, a Fundação Ecotrópica atualmente se empenha para conter os incêndios na região e resgatar animais feridos e afetados pelo fogo. A ONG está aceitando qualquer tipo de doação. As necessidades vão desde máscaras, luvas, perneira, botinas, camisetas, soro fisiológico, até medicamentos como, gaze, pomadas de queimadura, rifocina, repelente e demais itens farmacêuticos e de uso pessoal. Saiba aqui como ajudar.
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil: A APIB é uma instância de aglutinação e referência nacional do movimento indígena no Brasil, aglutinando organizações regionais indígenas de todo o país. Todo o valor arrecadado é usado para comprar alimentos, remédios e material de higiene para as aldeias. Você pode contribuir no site ou nesta vakinha.
Instituto Acaia: O Acaia Pantanal está presente no dia a dia da população ribeirinha, atuando junto às famílias e atores locais, conjugando educação e proteção social como meios de assegurar o desenvolvimento integral dos moradores da beira do rio e contribuir para o desenvolvimento socioambiental da região. Veja como ajudar clicando aqui.
Comitiva Esperança: A Comitiva Esperança leva alimentos, produtos de higiene e informação às comunidades carentes do Pantanal e do Cerrado de Mato Grosso do Sul. Ajude clicando aqui.
SOS Pantanal: O Instituto SOS Pantanal depende de parcerias e doações para manter sua estrutura e conduzir suas atividades. Aqueles que contribuem, apoiam ações que visam a sustentabilidade social, ambiental e econômica da Bacia do Alto Paraguai, que abriga o Pantanal. Para doar, acesse aqui.